22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Angelo Oswaldo e Regina Braga apresentam balanço dos primeiros 100 dias de governo

Por meio de sua fanpage no Facebook e site, o Jornal Voz Ativa transmitiu a live que aconteceu, na tarde de hoje (12), no gabinete da Prefeitura.

Home » Angelo Oswaldo e Regina Braga apresentam balanço dos primeiros 100 dias de governo
Por João Paulo Silva Publicado em 12/04/2021, 18:41 - Atualizado em 12/04/2021, 18:41
Foto – Coletiva 102 ações em 100 dias de governo. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

A administração municipal de Ouro Preto (MG) apresentou, na tarde de hoje (12), um relatório englobando as 102 principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de governo, salientando o desafio em criar estratégias de médio e longo prazo – ao mesmo tempo em que dá prosseguimento a ações imediatas – capazes de suprir as demandas da população em meio ao cenário da pandemia do novo coronavírus e as dificuldades financeiras encontradas nesse início de gestão.

De acordo com o executivo ouro-pretano, foram inúmeras reuniões, parcerias e ações desenvolvidas até agora, “primordiais para que o município continue se desenvolvendo e sempre valorizando as pessoas da cidade”. Ainda de acordo com a gestão municipal, “cada secretaria tem contribuído muito para o desenvolvimento do município”.

Dentre as mais de 100 ações que, de acordo com o executivo, impactaram diretamente o povo ouro-pretano, destacam-se: a criação de UTI Covid em parceria com a Santa Casa, bem como a transferência do hospital de campanha para a entidade; regulamentação do uso da Casa de Apoio; abertura de procedimentos investigatórios para processos irregulares; adequação da UPA Dom Orione, possibilitando o acesso exclusivo aos pacientes da Covid-19; regularização do pagamentos dos servidores da educação, além da verificação dos pagamentos irregulares.

CLIQUE AQUI, assista a transmissão ao vivo feita pelo Jornal Voz Ativa, e veja todas as ações divulgadas pelas Prefeitura de Ouro Preto.

Processos seletivos

A última ação anunciada coroou as centenas de iniciativas do governo Angelo Osvaldo e Regina Braga. Juntamente às secretárias Crovymara Batalha (Planejamento), Glauciane Nascimento (Saúde) e do secretário Rogério Fernandes (Educação), foi assinado o documento de abertura do processo seletivo destinado aos profissionais da educação e da saúde, setores que atualmente se encontram em defasagem no município. “Nós estamos dando início a um processo seletivo para a contratação de professores e professoras para a educação e de servidores para a área da saúde. São áreas que necessitam de pessoal e o todo o processo acontece respaldado pela legislação”.

Secretária de Planejamento e Gestão falou do processo seletivo. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Crovymara Batalha deu mais detalhes sobre o processo seletivo. De acordo com a Secretária de Planejamento e Gestão, será publicado hoje (12), os editais de processo seletivo simplificado, nas áreas da educação, saúde e demais áreas da prefeitura. “Serão 59 cargos reserva de várias áreas e especialidades. As inscrição serão de 3 a 9 de maio, de forma remota, por meio do site da Prefeitura de Ouro Preto. Os profissionais passarão por uma análise curricular. Desse modo, serão dadas pontuações mediante a especificação do currículo do candidato”.

Angelo Oswaldo anunciou também que será aberta uma proposta de seleção para novos guardas municipais. “A Guarda Municipal também está bastante defasada, contando com um efetivo de apenas 28 funcionários”. O prefeito destacou que há oito anos a Guarda Municipal contava com mais de 100 pessoas em seu quadro. “Com apenas 28 guardas não se faz a segurança de um município”, afirmou se referindo à situação atual.

Homenagens

O prefeito Angelo Oswaldo aproveitou a ocasião para homenagear a servidora Joana D’arc Aparecida de Oliveira, ocorrido nesta sexta-feira (9). Joana trabalhava no Procon e não resistiu à Covid-19. “Estamos de luta pela perda desta estimada companheira. Angelo lamentou também a morte da professora Cecilinha Albergaria na noite de domingo (11), aos 97 anos de idade, após se sentir mal em sua residência, no bairro Pilar. “Uma pessoa que simboliza muitos valores de Ouro Preto”.

Agradecimentos

Ainda sobre a lista de realizações da administração municipal, Angelo Oswaldo ressaltou que o sentimento é de agradecimento, pois isso “se deve a uma equipe muito competente e sempre à disposição”, se referindo aos secretários, secretárias e toda a equipe de governo. O chefe do executivo afirmou também que essas realizações são apenas o começo de um longo trabalho que vem pela frente. “Logo iremos adquirir um ritmo ainda mais intenso de trabalho e realizações na cidade e nos distritos”.

Angelo não deixou de agradecer a Câmara Municipal com quem, de acordo com ele, tem havido um permanente “diálogo construtivo”. “O legislativo ouro-pretano já votou documentos importantes pelos quais nós já registramos avanços e melhores condições de vida para os nossos munícipes. E uma vitória termos conseguido chegar aqui em um momento tão difícil para a humanidade”, disse o prefeito se referindo a pandemia. Em um momento emocionado, Angelo revelou que perdeu o avó paterno em 1916, quando o Brasil enfrentou uma pandemia de tifo, uma doença grave causada por uma bactéria.

SANEOURO

Mais uma vez, como tem acontecido em suas últimas entrevistas coletivas, Angelo Oswaldo voltou a criticar a concessionária de tratamento de água e esgoto que atua no município, a SANEOURO. O prefeito afirmou que uma CPI deverá investigar a atuação do consórcio formado pelas empresas GS Inima Brasil, MIP e EPC. Para Angelo “a SANEOURO recebeu de mão beijada, por meio de uma outorga gratuita, todo o sistema municipal de saneamento e abastecimento na cidade”. Ainda de acordo com ele, o mandato anterior entregou um bem público para o interesse privado. “Mas estamos lutando para reverter essa situação”.

Projeto Pró-Cultura

O secretário de Governo Felipe Guerra e o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Luiz Gonzaga, aproveitaram a ocasião para anunciar o Plano Pró-Cultura. Guerra explicou que o plano emergencial deverá contemplar agentes de turismo e profissionais da cultura em Ouro Preto, fragilizados economicamente pela pandemia. “A primeira votação acontece amanhã (13) na Casa Legislativa. Caso seja aprovado, os profissionais citados receberão, incluindo os artesãos da Feirinha de Pedra Sabão, um recurso para que possam dar continuidade aos seus trabalhos”. Luiz Gonzaga destacou a “necessidade de amparar a classe artística e os agentes de turismo na cidade e afirmou que tem recebido muitas solicitações nesse sentido”.

Felipe Guerra e Luiz Gonzaga falam sobre o Plano Pró-Cultura. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Regina Braga

A vice-prefeita Regina Braga fechou o encontro destacando a importância das ações, os desafios da nova gestão, desafios esses, causados, sobretudo, pela pandemia do novo coronavírus. Regina lamentou o número exorbitante de mortes em decorrência da Covid-19 no país e ressaltou que esse não é um problema só de Ouro Preto, como algumas pessoas tem afirmado erroneamente, por meio das redes sociais.

Foto - A vice-prefeita Regina Braga. Crédito - Ane Souz/PMOP.

“A cada onda, a doença vem cada vez mais forte e mata mais pessoas. Por isso, nós agradecemos a todos e todas as integrantes da nossa equipe de saúde, seja da prefeitura ou da Universidade Federal de Ouro Preto, pelo trabalho tão primoroso”. Ainda de acordo com a vice-prefeita, ao contrário da gestão anterior, a administração municipal tem trabalho com recursos próprios, sem ajuda financeira do governo federal. “Nós não temos mais os milhões que vieram no ano passado e isso precisa ficar bem claro para a população”.

Secretários municipais, prefeito e vice assinam o documento de abertura do processo seletivo. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Deixar Um Comentário