A fotógrafa Ane Souz leva a sua exposição “Mineiridade” a novo Fórum de Ouro Preto (MG). A abertura da mostra acontece no dia 30 de março, às 17h30, no Salão do Júri, e as fotografias ficam expostas até 28 de abril, no Hall do Fórum, situado à Rua Simão Lacerda, n° 975, Bauxita. Uma das intenções com a exposição é celebrar o Mês da Mulher, motivo pelo qual Ane foi convidada.
Ane é uma fotógrafa muito conhecida não só na Cidade Patrimônio, mas no Brasil e no mundo. Em suas fotos, ela consegue captar a essência dos momentos eternizados por sua câmera. Isso quer dizer que quando você vê um retrato, você não está olhando somente para o objeto em si, mas adivinhando o que tem por de trás dele: suas nuances e entrelinhas. Seu trabalho emociona, critica, expõe a beleza e às vezes até causa espanto já que muitos passam a olhar cenários de Ouro Preto sob uma ótica muito particular com a ajuda da lente da fotógrafa.

"A Exposição Mineiridade” tem referência em seu projeto 'Ouro Preto, por Ane Souz', o maior banco de imagens público e gratuito de Ouro Preto, primeira cidade do Brasil a ser declarada patrimônio da humanidade", explicou a fotógrafa na mostra foi apresentada na Lagoa dos Ingleses, Alphaville, em Belo Horizonte, durante o evento no Natal do ano passado.
Com mais de um milhão de visualizações, o acervo do projeto disponível no Flickr e que pode ser acessado clicando aqui, conta com fotografias de manifestações culturais e religiosas, monumentos e casarões, igrejas, parques naturais e diversas áreas do município e seus distritos.

O prestígio de Ane Souz, fez com que a amiga Ana Paula Lobo, juíza de Direito de Ouro Preto, criasse um poema que traduz bastante o ofício de Ane e convida a população a marcar presença na exposição:
“Sob as lentes de Ane Souz
Não é só uma fotografia,
É um acontecimento;
Não basta a beleza que jorra das esquinas,
Evoca-se a sensibilidade do olhar de quem foi talhada pela vida;
Para mim, é a leitura do amor;
É Deus contemplando sua criação;
Artista e obra”
Agradecimento
Ane Souz deixa um recado para as pessoas que admiram o seu trabalho e se lhe deram apoio. “Agradeço toda a população ouro-pretana que durante todos esses anos só demonstram carinho e respeito por mim e pelo meu trabalho. Conto com a presença de todos e todas na exposição. Sempre foi um sonho meu expor o meu trabalho individualmente nessa cidade que tanto amo”.

Serviço
Abertura Exposição "Mineiridade", da fotógrafa Ane Souz.
Quando: De 30 de março
Onde: Hall do Fórum de Ouro Preto, situado à Rua Simão Lacerda, n° 975, Bauxita.
Horário: 17h30
Entrada Franca

Matérias relacionadas

Senac Minas oferta mais de mil vagas para cursos técnicos gratuitos e a distância
29/05/2023 às 16:37
Ouro Preto busca apoio para recriar em julho o Triunfo Eucarístico, a maior festa do Brasil Colonial
29/05/2023 às 16:30
Bullying e Cyberbullying são temas de palestra em Mariana
29/05/2023 às 14:23
Senac EAD oferece mais de 12 mil vagas gratuitas em cursos técnicos
29/05/2023 às 14:15
Rádio Inconfidência lança aplicativo gratuito disponível para IOS e Android
29/05/2023 às 12:24
Deixar Um Comentário