22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Campanha “Agosto Dourado” estimula o aleitamento materno em Ouro Preto-MG

No dia 01 de agosto, no adro da Igreja São Francisco de Assis, às 10 horas da manhã, haverá um “Mamaço”, com a participação de mães e seus bebês que mamam no peito.

Home » Campanha “Agosto Dourado” estimula o aleitamento materno em Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 30/07/2021, 16:51 - Atualizado em 30/07/2021, 16:51
Foto: Reprodução. Crédito: Divulgação. Siga no Google News

Agosto é o mês dedicado à intensificação das ações de proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno. Dourado faz alusão ao padrão ouro do alimento mais rico e completo para o bebê: o leite materno.

No dia 01 de agosto, no adro da Igreja São Francisco de Assis, às 10 horas da manhã, haverá um “Mamaço”, com a participação de mães e seus bebês que mamam no peito. Durante o evento, vamos registrar uma foto coletiva, com as mães empoderadas! A Secretaria de Turismo vai trabalhar de forma imagética, estimulando a amamentação, mostrando as mães reais amamentando seus filhos, que serão divulgadas durante o mês de agosto nas redes sociais.

Foto: Reprodução. Crédito: Divulgação.

De acordo com a Educadora Parental e Doula, mãe do João Rafael e da Angelina, Michele Brandão, não há alimento comparativo ao leite materno. “O leite materno oferece condições para a mãe que deseja amamentar seu filho, e isso é algo muito além do “ter leite nos seios”. Por isso o agosto dourado orienta e incentiva o aleitamento materno, pois é preciso informação de qualidade, profissionais preparados para o manejo da amamentação e manutenção desta, pelo menos até o segundo ano de vida, o que é preconizado pela OMS, além de políticas públicas que subsidiem essa nutriz”, destaca, Michele.

Foto: Reprodução. Crédito: Divulgação.

A amamentação em locais públicos é permitida por lei, como definido no Art. 9º da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, “É assegurado à lactante o direito de amamentar a criança em todo e qualquer ambiente, público ou privado, ainda que estejam disponíveis locais exclusivos para a prática”.
Vale lembrar que, o banheiro público localizado na Casa de Gonzaga dispõe de trocador, garantindo assim, o acolhimento das mamães lactantes turistas.

Foto: Reprodução. Crédito: Divulgação.

O Amamentaço, tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, da Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio da vereadora Lílian França e do Movimento Ouro Preto pela Infância (MOPI), assinado pela mentora do MOPI e, também, servidora municipal e nutricionista, Cléia Costa Barbosa.

O evento será controlado e limitado, somente as mães participarão, dentro dos protocolos da Vigilância Sanitária, e do Programa Minas Consciente, com as observações de uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. Para mais informações, entre em contato: [email protected] e também via whatsapp: +55 31 9853-8196.

Foto: Reprodução. Crédito: Divulgação.

A Campanha Nacional do Ministério da Saúde 2021 para o Agosto Dourado é “Amamentação é proteção para a vida inteira”. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Participe, vamos sensibilizar, mobilizar e atuar!

Foto: Reprodução. Crédito: Divulgação.

Deixar Um Comentário