Ação nacional Educação Escoteira movimenta escolas de Ouro Preto-MG

O Projeto dos Escoteiros do Brasil mobilizou mais de 1.200 estabelecimentos de educação para um dia inteiro de diversão, aprendizado e contato com o Escotismo.

Home » Ação nacional Educação Escoteira movimenta escolas de Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 21/05/2019, 11:30 - Atualizado em 04/07/2019, 23:24
Foto-Terceira Edição do EducAÇÃO ESCOTEIRA em Ouro Preto. Crédito- GEOP – 8º Grupo Escoteiro de Ouro Preto. Siga no Google News

Estudantes de todo o país tiveram a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em um dia inteiro de atividades educativas. Chegando na terceira edição em 2019, o EducAÇÃO ESCOTEIRA, projeto dos Escoteiros do Brasil, apresentou inúmeras atividades integrando alunos de instituições de ensino e escoteiros em uma grande ação de impacto social. Em Ouro Preto (MG), Região dos Inconfidentes, o 3° EducAÇÃO ESCOTEIRA aconteceu nas escolas Antônio Pereira e Padre Carmélio Augusto Teixeira, no último sábado (18/05), das 9h às 11h30.

Escola Estadual Antônio Pereira

A proposta do 8° Grupo Escoteiro de Ouro Preto (GEOP) foi a de apresentar o Movimento Escoteiro aos jovens das escolas, na tentativa de impactar positivamente na formação individual de cada um.

Em depoimento ao Sênior Tchairô, do GEOP, o estudante Cleiton, da Escola Estadual Antônio Pereira disse que obteve conhecimento da existência dos escoteiros no filme “A Casa Monstro”, onde os escoteiros eram típicos dos EUA, que saíam de casa em casa para venda de biscoitos. E, após o contato com a Tropa Sênior, ele aprendeu muitas coisas e táticas boas, como respeito carinho e compaixão pelo próximo.

Escola Estadual Padre Carmélio

A Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira está completando 59 anos de funcionamento e o aniversário foi comemorado com uma super gincana, na qual a Alcateia fez parte.

As atividades desempenhadas no Educação Escoteira deste ano, foram baseadas em conhecimento das Leis do Lobinho, no trabalho em equipe, na concentração e na cooperação.

Os jogos aplicados foram o Jogo do Túnel, o Jogo do Boné, Telefone sem fio e Jogo da Memória. A Equipe vencedora da gincana foi a Amarela. Após o anúncio da vencedora, os participantes cantaram “Parabéns para Você” para a Escola e em seguida, apreciaram deliciosos cupcakes.

Sobre o 8º Grupo Escoteiros de Ouro Preto-MG

A tropa é composta por 24 jovens, do Ramos Sênior, que faz parte do 8º Grupo Escoteiros de Ouro Preto. Para a conclusão deste trabalho, o grupo contou com 12 Seniores e Guias.

“Com muita diversão conseguimos interagir com os estudantes da Escola Municipal de Antônio Pereira, com atividades educativas e demonstração de valores sociais, a quais estamos habituados a realizar em nossa Sede. Acreditamos que o nosso objetivo foi alcançado, principalmente pelo interesse dos alunos em fazem parte do Movimento Escoteiro”.

Escotismo nas escolas

Como resultado de uma parceria com as secretarias estaduais de educação, o projeto Escotismo nas Escolas surgiu com o intuito de proporcionar a crianças e jovens da rede pública de ensino o contato com o Método e a prática escoteira.

As atividades acontecem no contraturno ou nos fins de semana, utilizando a própria estrutura da escola, incentivando os jovens a se descobrirem, conhecerem e desenvolverem suas habilidades, adquirindo responsabilidade e compreendendo a importância de se tornar útil para sua comunidade.

Desde o surgimento dessa iniciativa, em 2008, o Rio Grande do Norte e o Paraná já desenvolveram o projeto. O número de envolvidos com o Escotismo nas Escolas ultrapassa os 4 mil.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las e veja como foram as ações em duas escolas da cidade histórica

Deixar Um Comentário