Na manhã de 10/08, após realizarmos a transmissão da Santa Missa, na Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto-MG (toda terça e sexta-feira às 7h pelo facebook), fomos alertados pelo sacristão Maurílio José Gomes, de um enxame de abelhas. Elas encontraram o beiral de umas das janelas laterais do templo como abrigo.
O setor de trânsito da prefeitura do município sinalizou o local para evitar acidentes com transeuntes e as moradoras, vizinhas da Basílica, Rafaela Kassis e Mikaela Kassis, com muito bom humor, afixaram cartazes nos cones com os dizeres "Abelhas rezando na janela da igreja - favor não mexer/tentar matar".
No momento que fazíamos os registros o apicultor Carlos Roberto Dias, com o qual conversamos, se prepara para fazer a retirada das abelhas. Segundo ele, o enxame teria por volta de 2 mil abelhas e que por algum motivo, a rainha da colmeia poderia ter ordenado a saída das abelhas e elas poderiam ter se reunido em qualquer lugar.
As abelhas que "rezavam" na igreja eram da espécie abelha-europeia (Apis mellifera), que é uma abelha social, de origem europeia, cujas obreiras medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pelos do tórax mais escuros. Também é chamada abelha-alemã, abelha-comum, abelha-da-europa, abelha-de-mel, abelha-doméstica, abelha-do-reino, abelha-escura, abelha-europa, abelha-preta e oropa.
As abelhas ganharam casa nova após serem coletadas.
Deixar Um Comentário