Belo Horizonte celebrou, nesta terça-feira (20/5), a formatura dos 58 alunos da primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac). A iniciativa faz parte do projeto Trilhas de Futuro, do Governo do Estado, que visa capacitar profissionais em diversas áreas. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, esteve presente na cerimônia como paraninfo da turma.
O Inhac, uma escola social de gastronomia com a assinatura do renomado chef Leo Paixão, é parceiro do Trilhas de Futuro desde sua quarta edição, oferecendo vagas totalmente gratuitas. O currículo do curso é abrangente, incluindo desde técnicas de gastronomia internacional até a história dos queijos e produtos de excelência de Minas, além de temas como antropologia da alimentação e gestão de negócios. Com reconhecimento do Conselho Estadual de Educação, o curso tem duração de 12 meses e carga horária de 960 horas.

“Hoje, foi a formatura da nossa primeira turma do Inhac, mas ela vai muito além disso, porque já estamos indo para a sexta edição do Trilhas de Futuro, mudando completamente o cenário de mão de obra qualificada no estado de Minas Gerais”, destacou Mateus Simões. Ele também ressaltou a importância do projeto: “O Trilhas de Futuro é um projeto muito importante. Por meio dele, neste ano, estamos chegando a 100 mil formandos. Espero que as histórias de vocês possam se somar às histórias de pessoas que conseguiram mudar a sua vida e também daquelas que estão à sua volta por meio da educação.”
Impacto e Alcance do Programa
Desde sua primeira edição, o curso de gastronomia pelo Trilhas de Futuro já matriculou 381 alunos, com 188 profissionais já formados e outros 263 em formação. Na mais recente edição, a quinta, o curso foi oferecido tanto no Inhac quanto na Escola Enf-Ciência, em Carangola, na Zona da Mata.
Os profissionais formados em gastronomia pelo programa são capacitados para coordenar a organização e preparação do ambiente de trabalho da cozinha, monitorar o fluxo de mercadorias no estoque, supervisionar o pré-preparo e a aplicação de técnicas de corte de alimentos, além de intermediar as relações entre cozinha, salão e bar.
O Projeto Trilhas de Futuro
Lançado em 2021 pelo Governo de Minas e executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Trilhas de Futuro é considerado o maior projeto estadual de acesso a cursos técnicos profissionalizantes de Minas Gerais.
A iniciativa oferece formação técnica gratuita para estudantes do ensino médio e egressos, em parceria com instituições públicas e privadas credenciadas. O processo seletivo considera a escolaridade e a rede de ensino do candidato, e os participantes ainda recebem ajuda de custo para transporte e alimentação.
Com mais de 1,6 milhão de inscritos ao longo dos anos, o Trilhas de Futuro se consolidou como a principal ferramenta de qualificação profissional no estado. Já são mais de 77 mil profissionais formados e 98 mil estudantes atualmente em formação. Desde o lançamento, o programa já soma um investimento de R$ 1,9 bilhão, demonstrando o compromisso do governo com a educação e o desenvolvimento profissional em Minas Gerais.

Deixar Um Comentário