Mais de 38 mil pessoas participam e celebram a diversidade do cinema brasileiro na 28ª Mostra Tiradentes
Cidade histórica acolhe a 28ª Mostra de Cinema com saldo positivo e olhar otimista para o futuro do audiovisual nacional. Evento injetou mais de 15 milhões na economia local.
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, chegou ao fim com um saldo positivo, deixando um legado de filmes inspiradores, debates engajados e um público vibrante que celebrou a diversidade e a força do cinema brasileiro. A Mostra, que este ano teve como tema central "Que Cinema É Esse?", comprovou mais uma vez sua importância como palco de lançamentos, espaço de formação e plataforma de discussões sobre o futuro do audiovisual no país.
Foram nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita com atrações para todas as idades. A cidade histórica recebeu a instalação de três cinemas – Cine Petrobras na Praça; Cine-Teatro e Cine-Tenda. Foram contratadas mais de 250 empresas mineiras e o evento gerou mais de 2.500 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local, regional, de Minas e do Brasil. Mais de 180 pessoas integraram a equipe de trabalho do evento nas etapas de montagem, execução e pós-produção. Esta edição contou com a parceria de 20 pousadas e hotéis e 15 restaurantes. Estima-se que o evento injetou mais de 15 milhões na economia local. Mais de 38 mil pessoas foram beneficiadas pela ação cultural.
Durante a campanha de divulgação da Mostra, as plataformas digitais do evento registraram mais de 4 milhões de visualizações. Mais de 500 mil acessos foram contabilizados no site, vindos de 81 países. A Mostra também se consolida como um evento de grande relevância para a imprensa, com recorde de 107 jornalistas credenciados, do Brasil e do exterior, e a atenção de mais de 480 veículos de comunicação.
FOCO NO CINEMA BRASILEIRO
A programação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi um banquete para os amantes da sétima arte. Foram 63 sessões de cinema que exibiram 140 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, vindos de 21 estados brasileiros, com destaque para São Paulo (35), Rio de Janeiro (32) e Minas Gerais (24). Pré-estreias, mostras temáticas, debates e rodas de conversa proporcionaram ao público um panorama abrangente da produção cinematográfica nacional contemporânea.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR - INVESTINDO NO FUTURO
Como em todas as suas edições, a Mostra também investiu na formação de novos talentos e no desenvolvimento do setor audiovisual. Foram realizadas 15 atividades formativas, com 340 vagas, abrangendo 9 oficinas, 2 laboratórios, 3 workshops e o inédito programa de Residência Crítica, que proporcionou uma imersão no universo da crítica cinematográfica. Estas ações ofereceram oportunidades de aprendizado e aprimoramento para profissionais e estudantes da área, contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro.
INTERNACIONALIZAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO
O Conexão Brasil CineMundi, presente pelo quarto ano consecutivo, promoveu a internacionalização do cinema brasileiro, com a participação de 20 convidados e players do mercado internacional, vindos de 11 países. Foram selecionados 5 filmes WIP – Work in Progress, em seu corte final, que foram apresentados em sessões fechadas para os profissionais credenciados, dentre programadores, distribuidores e produtores. Além disso, os projetos em fase de finalização também participaram de rodadas de negócios com, tendo sido realizados, ao todo, 40 meetings. O programa abriu portas para o mercado internacional, conectando produtores brasileiros com curadores e distribuidores do mundo todo, além do público em geral com o debate Critérios e Prioridades nos Festivais Internacionais de Cinema.
Os laboratórios para projetos de longa-metragem em fase inicial de desenvolvimento Imersão DocBrasil e Projeto Lab, completaram a programação da ação do evento de mercado.
3º FÓRUM DE TIRADENTES
Entre os dias 25 e 29 de janeiro, a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes sediou a terceira edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual, a cada ano se consolidando como espaço de debate e articulação do setor. Com 89 participantes representando diversos segmentos do ecossistema audiovisual, o evento destacou a necessidade de políticas públicas sustentáveis, reforçou a importância do audiovisual como setor estratégico e reafirmou demandas para os próximos anos.
O Fórum Tiradentes promoveu debates sobre políticas públicas, produção, distribuição e exibição, reunindo representantes do governo, do Ministério Público e profissionais do audiovisual, incluindo a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, a Secretária de Comitês de Cultura Roberta Martins; o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; da secretária municipal de Cultura de BH, Eliane Parreiras; do procurador do Ministério Público de Minas Gerais, Hugo Barros; da deputada federal Benedita da Silva; do teólogo Leonardo Boff. O evento aprofundou as discussões com 6 grupos de trabalho, 5 debates e uma série de diálogos que incluíram a participação da Secretaria do Audiovisual e do Paulo Alcoforado, diretor da Ancine.
As discussões do Fórum resultaram na Carta de Tiradentes 2025, que sintetiza diretrizes e reivindicações que serão encaminhadas às instâncias governamentais.
DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA
O Seminário do Cinema Brasileiro reuniu debates ricos e provocativos sobre a realidade, os desafios e as perspectivas do audiovisual brasileiro. Este ano, mais de 160 profissionais participaram das várias discussões, ao longo de 55 debates e papos, a série Encontro com os Filmes, que este ano contou com um grupo fixo de comentadores dos longas das mostras Olhos Livres e Aurora, e Encontros de Cinema, que levou dezenas de participantes ao Cine-Lounge para conversarem com nomes fundamentais da arte e do pensamento brasileiro. A programação ainda contou com bate-papos pós-sessão de outras mostras, entre elas as da Mostra Praça, e debates conceituais baseados no tema “Que Cinema é Esse?”.
HOMENAGEM À BRUNA LINZMEYER
A Mostra prestou homenagem à atriz Bruna Linzmeyer, reconhecendo sua contribuição para a arte e a cultura do país. A homenagem celebrou a trajetória da atriz e seu compromisso com a diversidade e a representatividade no cinema brasileiro. A Mostra Homenagem exibiu 8 filmes com a atriz, proporcionando ao público a oportunidade de revisitar momentos marcantes de sua carreira.
ARTE POR TODA PARTE
A programação artística da Mostra invadiu as ruas de Tiradentes com música, teatro, circo, literatura e artes plásticas, criando uma atmosfera vibrante e convidativa para o público. A programação incluiu 12 atrações musicais que se apresentaram no Cine-Lounge e no Cine Petrobras na Praça. A Mostra, também foi palco para o lançamento de 7 livros, ampliando o acervo de obras sobre cinema e cultura, além de 5 rodas de conversa especiais com personalidades do meio, como o ator e diretor Antonio Pitanga, o ator Chico Díaz, a atriz Luiza Lemmertz e o escritor Leonardo Boff.
O tradicional Cortejo da Arte, que este ano homenageou a Serra São José e contou com a participação de 07 atrações artísticas, celebrou os 307 anos de Tiradentes, a cultura local e a riqueza do patrimônio natural da região. Uma ala especial, com o apoio da Petrobras, foi dedicada à Serra de São José, composta por representantes da comunidade local e ambientalistas que lutam pela valorização e tombamento da Serra.
MOSTRA VALORES CELEBRA A SERRA DE SÃO JOSÉ
A Mostra Valores trouxe este ano um conjunto de ações para celebrar a Serra de São José: exibição de filmes, exposição fotográfica e uma ala no Cortejo da Arte. Com o objetivo de valorizar pessoas, ações e comunidades de Tiradentes, a Mostra elegeu a Serra como protagonista, buscando sensibilizar o público para a importância da sua preservação e destacando a necessidade do tombamento federal da Serra para garantir sua proteção legal contra ameaças como o desmatamento e ocupações irregulares.
Uma exposição fotográfica no Largo das Forras convidou o público a conhecer a riqueza da Serra através de painéis que retratam suas belezas naturais e história. Outra ação foi a Ala da Mostra Valores no Cortejo da Arte, patrocinada pela Petrobras, que reuniu representantes da comunidade local e ambientalistas em um desfile pelas ruas de Tiradentes, clamando pela preservação da Serra.
Além disso, quatro curtas-metragens integraram a programação da Mostra Valores retratando as tradições culturais e históricas da cidade. "Terra de Heróis", dirigido por Jardel Santos e Luísa Meinberg; "Quantas Histórias Cabem em uma História?", de Luiza Cassano; "Desatino Barroco", de Aissa Zaar e ILO, e "No Alto da Torre", de Elizabeth Ramos e Vitória Labrudi.
ACESSIBILIDADE
A Mostra Tiradentes ofereceu diferentes recursos de acessibilidade para proporcionar uma experiência cinematográfica completa e inclusiva para todos. Ao todo, 18 filmes brasileiros em pré-estreias puderam ser assistidos com recursos de acessibilidade. Cinco curtas tiveram legendas LSE disponíveis através de Opened Caption (legendas visíveis) e quatro curtas contaram com janela de Libras durante as sessões presenciais do evento. Três curtas-metragens tiveram legendas LSE disponíveis durante as exibições online na plataforma do evento. Oito longas-metragens puderam ser assistidos, durante as sessões presenciais, com os recursos de audiodescrição, narração em Libras e legendas Closed Caption, através do aplicativo MLoad.
Além disso, 13 atividades contaram com tradução simultânea em LIBRAS e também foram garantidos assentos reservados e prioridade de atendimento para PCD.
RETORNO DA PETROBRAS COMO PATROCINADORA MÁSTER
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes celebrou a retomada da PETROBRAS como patrocinadora máster. Após 10 anos desde a última parceria, em 2015, a retomada do apoio reafirma o compromisso da PETROBRAS com a valorização da cultura brasileira e com o fortalecimento do cinema nacional. Reconhecida por fomentar a cultura brasileira ao longo de décadas, a PETROBRAS uniu-se novamente à Mostra em uma programação especial, repleta de encontros, estreias e debates que consolidam a Mostra Tiradentes como principal vitrine do cinema brasileiro contemporâneo.
FILMES QUE CONTARAM COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO (LPG)
Dos 140 filmes exibidos, 10 utilizaram recursos provenientes da LPG. Entre eles está o longa Resumo da Ópera, de Honório Félix e Breno de Lacerda. Outra obra é Tijolo por Tijolo, de Victoria Álvares e Quentin Delaroche. Também se destacam o Malês, dirigido por Antônio Pitanga, e Kasa Branca, de Luciano Vidigal.
Já entre os curtas destacam-se Vermelho de Bolinhas, de Joedson Kelvin e Renata Fortes; Mukunã, de Rodrigo Sena; Pupá, de Osani; Quantas histórias cabem numa história?, de Luiza Cassano; Veredas, de Igor Rossato e Entre Aulas, de Marizele Garcia, que prometem emocionar e provocar reflexões no público. Além das produções exibidas na Mostra, a LPG tem contribuído com a formação de novos talentos por meio de oficinas e laboratórios criativos.
CONFIRA OS NÚMEROS DA 28ª MOSTRA TIRADENTES
Público: Mais de 38 mil pessoas
Recursos injetados na economia local: mais de R$ 15 milhões
Filmes: 140 filmes de 21 estados brasileiros
Atividades Formativas: 15 atividades com 340 vagas
Conexão Brasil CineMundi: 20 projetos audiovisuais em desenvolvimento, selecionados para rodadas de negócios com 20 convidados e players do mercado internacional, vindos de 11 países.
Seminários: 160 profissionais em 55 debates e bate-papos
3º Fórum Tiradentes: 6 grupos de trabalho, 5 debates, Carta de Tiradentes 2025 elaborada com a colaboração de 90 profissionais do setor
Homenageada: Bruna Linzmeyer, com 8 filmes exibidos na Mostra Homenagem
Livros lançados: 7
Atrações artísticas: 19
Jornalistas credenciados: 107
Veículos de imprensa: Mais de 480
Plataformas digitais do evento: 4 milhões de visualizações e mais de 500 mil acessos contabilizados no site, vindos de 81 países.
Número de pousadas parceiras: 20
Número de restaurantes parceiros: 15
Equipe de trabalho: 180 pessoas
Empregos gerados - diretos e indiretos: mais de 2500
Empresas mineiras contratadas: 250
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br
Deixar Um Comentário