(11/02-15h47) Atualizações em Brumadinho: Sobe para 165 o número de mortes e 155 pessoas continuam desaparecidas

O último balanço apontava 157 mortos, dos quais 151 identificados e 165 desaparecidos.

Home » (11/02-15h47) Atualizações em Brumadinho: Sobe para 165 o número de mortes e 155 pessoas continuam desaparecidas
Por João Paulo Silva Publicado em 11/02/2019, 15:48 - Atualizado em 03/07/2019, 21:19

Foto-“Não desista de sua esperança”, mensagem deixada por criança em Brumadinho.
Crédito-Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais/Reprodução

De acordo com o último boletim divulgado, neste domingo (10), pela Defesa Civil e do gabinete militar de Minas Gerais, subiu para 165 o número de mortos em Brumadinho. Destes, 9 ainda não foram identificados e 155 pessoas continuam desaparecidas. O balanço anterior, divulgado na tarde de sexta (9), apontava 157 mortos, dos quais 151 identificados e 165 desaparecidos.

Em atualização sobre os trabalhos de buscas na região, divulgado na tarde desta segunda-feira (11), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) informou que a semana começou com um efetivo de 376 pessoas, dentre corporações de outros estados, força nacional e voluntários. Há ainda 160 desaparecidos e 138 desabrigados.

A corporação trabalha com 35 máquinas pesadas e conta também com o auxílio de 9 helicópteros, além de 19 cães farejadores. As buscas já se estendem por 18 dias. A proteção civil informou também que o foco das equipes de resgate tem sido: área administrativa (casa, estacionamento e refeitório), áreas de acúmulo de rejeito e intermediações da ferrovia. Flávio Godinho, tenente-coronel da Defesa Civil, afirmou que não existe data para o final da operação de resgate.

Barão de Cocais e Itatiauçu

Em Barão de Cocais, onde 492 pessoas foram removidas; 208 delas estão em casa de familiares. Já em Itatiauçu, 66 desabrigados foram encaminhados para hotéis de Itaúna. Os moradores de comunidades das duas cidades tiveram que deixar suas casas, na última sexta-feira (08), após alertas de risco de barragens. De acordo com a Defesa Civil, “se as represas nestas localidades, que estão no nível 2 de risco, voltarem ao nível 1, as pessoas poderão voltar para suas casas”.

Doações para atingidos em Zona de Autossalvamento

Na tarde de hoje (11), a Vale informou por meio de nota que os registros para as doações de R$ 50 mil por imóvel localizado na Zona de Autossalvamento foram iniciados. A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a região à jusante da barragem, numa extensão de até 10 km, definida no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A companhia informou ainda que, em acordo firmado nesta manhã com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, as doações de R$ 15 mil estão suspensas temporariamente até que a empresa e os órgãos públicos competentes revisem a documentação necessária neste processo específico, questão a ser tratada em audiência agendada para a próxima quinta-feira (14). A princípio, as pessoas que desenvolviam atividades produtivas ou comerciais na área receberiam o último valor mencionado.

“É importante destacar que o apoio financeiro é uma doação e que não se trata de indenização. O valor da doação poderá ser cumulativo, caso uma mesma pessoa se enquadre em mais de uma categoria entre as definidas: residência, atividade produtiva rural ou estabelecimento comercial”, afirmou Cláudio Alves, líder do grupo de resposta imediata para ações da Vale em Brumadinho.

Deixar Um Comentário