6ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

“Guerra em Gaza é um dos eventos mais graves da humanidade”, diz Celso Amorim

Assessor especial do presidente Lula lamenta ONU enfraquecida e destaca esforço para retirar brasileiros de Gaza.

Home » “Guerra em Gaza é um dos eventos mais graves da humanidade”, diz Celso Amorim
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 31/10/2023, 13:57 - Atualizado em 31/10/2023, 13:57
Celso Amorim foi ministro em três governos. Crédito — Marcello Casal / Jr. Agência Brasil / Creative Commons. Siga no Google News

O ex-ministro Celso Amorim e assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, afirmou, na abertura do Fórum Brasil Africa 2023, nesta terça-feira, a importância “de um evento como esse em um momento tão grave da humanidade”.

“Hoje, nosso ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York fazendo uma tentativa heróica para ver se aprova uma resolução no conselho de segurança da ONU não só para defender todos que sofrem na região, o povo de Gaza, os israelenses que sofreram com o ataque terrorista, mas também as Nações Unidas”, afirmou Amorim.

Segundo ele, raramente se viu “uma situação tão grave no mundo”. Ele lembra que, mesmo na crise dos mísseis em Cuba, na década de 60, “quando todos corremos riscos gravíssimos”, não havia essa multiplicidade de atores, como agora. No momento, “são duas guerras que, de alguma maneira, se misturam. E ver a ONU enfraquecida, é algo que realmente preocupa extremamente”.

Amorim afirmou que 2024 será o ano da África. “Será na África onde haverá projetos grandes, que terão a atenção do presidente Lula”, afirma.

Brasileiros em Gaza

O ex-ministro destacou que o Brasil tem concentrado toda a atenção para equacionar os problemas dos brasileiros que tentam sair de Gaza. “Isso depende de negociações complexas e temos consciência disso. Mas é preciso colocar a questão humanitária em primeiro lugar, não apenas para os brasileiros, mas temos de cuidar especialmente dos brasileiros”.

O Fórum Brasil África 2023, organizado pelo Instituto Brasil África, criado e presidido por João Bosco Monte, em sua 11a. edição, acontece até amanhã em SP.

Serviço:

Fórum Brasil África 2023
Dias: 31 de outubro (terça-feira) e 1º de novembro (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel, av. das Nações Unidas, 12.559,
Brooklin Novo
Programação completa: https://forumbrazilafrica.com/pt/programacao/

Deixar Um Comentário