Vídeo mostrando corpos em acidente, veiculado nas redes, não é da Serra da Santa, em Itabirito-MG.

Home » Vídeo mostrando corpos em acidente, veiculado nas redes, não é da Serra da Santa, em Itabirito-MG.
Por Tino Ansaloni Publicado em 23/01/2020, 18:24 - Atualizado em 23/01/2020, 18:45

Um vídeo feito por motorista após acidente, próximo da cidade de Guarapuava, nessa quarta-feira, 22/02, na BR-277, trecho da Serra da Esperança em Guarapuava no estado do Paraná, circula nas redes sociais, com legendas e áudios complementares, que afirmam ter o fato ocorrido na Serra da Santa, próximo da cidade mineira de Itabirito.

Com imagens de corpos de vítimas, o vídeo não cumpre o mínimo de regras e ética jornalística, muito menos de senso de humanidade.

Em contato com a Companhia de Bombeiros de Ouro Preto-MG e com o Corpo de Bombeiros Civil de Itabirito, a redação do Jornal voz Ativa foi informada de que nenhuma ocorrência de acidente de trânsito foi registada na região.

Leia o texto da Advogada Gláucia Martinhago Borges Ferreira de Souza, A era digital e o vilipêndio a cadáver

Atenção!

Que tal sermos todos um pouco jornalistas de verdade? Imaginem como se sentem familiares de uma vítima, cujo corpo ainda na cena de um acidente ou crime, tem imagens veiculadas nas redes sociais?

Informar dentro das normas do Jornalismo Profissional é uma de nossas premissas, pela qual temos atenção total e constante.

De acordo com o Artigo 13 do Código de Ética do Jornalista, não publicamos em nossas páginas, fotos que, de alguma forma, desrespeitem a vítima de algum fato trágico ou seus familiares, expondo corpos ou qualquer imagem degradante.

“Art. 13 – O jornalista deve evitar a divulgação de fatos:
a) Com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas.
b) De caráter mórbido e contrários aos valores humanos”.

A todos que acompanham e reconhecem a seriedade do nosso trabalho, nosso muito obrigado.

Equipe do Jornal Voz Ativa

Deixar Um Comentário