Mais de 372 mil tentativas de fraude ocorreram no país só em novembro de 2021

Bancos e cartões registraram mais de 201 mil movimentações suspeitas. Informações são da Serasa Experian

Home » Mais de 372 mil tentativas de fraude ocorreram no país só em novembro de 2021
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/01/2022, 16:34 - Atualizado em 18/01/2022, 16:34
Imagem ilustrativa. Crédito - Reprodução / Pexels
Imagem ilustrativa. Crédito – Reprodução / Pexels Siga no Google News

De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, no mês de novembro de 2021 ocorreram 372.803 mil movimentações suspeitas. Comparado ao mesmo mês do ano passado a alta foi de 19,6% quando haviam sido registradas 311.784 mil tentativas de fraude. Diante desta alta, é possível dizer que a cada 7 segundos a população brasileira é atingida com um ataque. No acumulado anual ocorreram mais de 3,8 milhões de movimentações suspeitas. Confira o gráfico abaixo:

Segundo o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, em novembro acontece a Black Friday e a população tende a realizar mais compras, e com isso ficam mais suscetíveis as tentativas de golpe. “É fundamental que ao comprarem tanto no ambiente virtual quanto em lojas físicas as pessoas fiquem atentas com seus cartões e ao inserirem senhas, pois os ataques estão ocorrendo cada vez mais. No final do ano os brasileiros tendem a consumir mais devido as datas comemorativas e é neste momento que os ataques costumam ocorrer. Por isso, é preciso ter atenção e não cair em armadilhas virtuais, não deixar senhas salvas, verificar com atenção as maquininhas nas compras presenciais, enfim, todo cuidado é importante. E na outra ponta, as empresas precisam estar preparadas e dar suporte aos seus usuários com plataformas mais eficientes e seguras”.

Com relação a idade das pessoas que mais sofreram com as tentativas de fraude, o levantamento apontou que 1,3 milhão ocorreram entre os brasileiros que possuem entre 36 e 50 anos. Nas demais idades que passaram por movimentações suspeitas, a segunda faixa etária mais impactada foi entre 26 e 35 anos, com 1 milhão, seguido por 51 e 60 anos, com 538 mil. Entre a população de até 25 anos foram 438 mil, por fim aqueles que possuem idade acima de 60 anos, 423 mil sofreram com os ataques. Veja tabela abaixo:

Bancos e Cartões registraram mais de 201 mil movimentações suspeitas

O indicador também mostrou as tentativas de fraude por segmento. Bancos e cartões tiveram ao todo 201.801 tentativas de fraude, seguido pelas Financeiras com 72.316. No setor de Serviços foram 54.734 ataques, já no segmento de Varejo foram 33.212. Em Telefonia ocorreram 10.740 movimentações suspeitas.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae disponibilizam plataforma de conteúdo gratuito

Para contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas, a Serasa Experian e o Sebrae criaram a plataforma Aprenda, na qual donos de negócios podem se beneficiar com diversos conteúdos gratuitos sobre gestão financeira, acesso a crédito, cobrança, entre muitos outros temas. Para conferir acesse: www.aprendaserasasebrae.com.br.

Deixar Um Comentário