Ministro Barroso apresenta novo modelo de urna para eleições 2022

Segundo o TSE, “essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral”. Veja o que muda.

Home » Ministro Barroso apresenta novo modelo de urna para eleições 2022
Por João Paulo Silva Publicado em 13/12/2021, 17:16 - Atualizado em 13/12/2021, 17:16
Foto - Reprodução. Crédito - Abdias Pinheiro / SECOM / TSE.
Foto – Reprodução. Crédito – Abdias Pinheiro / SECOM / TSE. Siga no Google News

O ministro Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou na manhã de hoje (13/12) o novo modelo de urna eletrônica que será utilizado nas eleições de 2022. O lançamento foi feito em Manaus, na fábrica da Positivo Tecnologia, empresa responsável pela produção dos equipamentos que venceu a licitação aberta em 2020. Ao todo, serão produzidas 225 mil urnas de um total de 577 mil que serão usadas nas próximas eleições. O modelo a ser produzido é o UE2020.

Novas funcionalidades

Dentre as novas funcionalidades, está a maior duração das baterias, processadores mais rápidos e o terminal do mesário com comandos sensíveis ao toque (tela touch). Segundo o TSE, “essa tecnologia permitirá mais rapidez na identificação do eleitor na seção eleitoral”. Enquanto um eleitor vota, o terminal poderá identificar os próximos que vão votar, diminuindo o tempo de espera nas filas.

Confira o que muda com as novas urnas

  • Visor: A tela com as informações dos candidatos agora ficará acima do teclado; o modelo anterior contava com um visor à esquerda das teclas.
  • Bateria: Será de Lítio Ferro-Fosfato e terá menos custos de conservação pois não irá requerer nova carga após a ativação do aparelho; o modelo anterior tinha bateria de Chumbo-Ácido e precisava de nova recarga a cada 5 anos.
  • Processador: Tecnologia System on a Chip (SOC), que é 18 vezes mais rápido que o chip utilizado no modelo anterior.
  • Mesa do mesário: Terminal terá tela totalmente gráfica, com superfície sensível ao toque e sem teclado físico; modelo anterior contava com tecla.
  • Agilidade: Possibilidade de um eleitor votar enquanto outro é identificado pelo terminal do mesário, reduzindo o tempo de espera; antes, o modelo só permitia a identificação do eleitor seguinte após a conclusão do voto do anterior
  • Teclado: Terá duplo fator de contato, que permite identificar erro caso haja mau contato ou curto-circuito; modelo anterior não tinha o sistema

Fraude

“Estamos trabalhando para proteger os sistemas do TSE quase por uma questão de imagem, porque, quanto ao conteúdo, não tem como fraudar as eleições. Nós todos estamos nos aperfeiçoando com os mecanismos de proteção. Isso se tornou um problema relevante nos últimos dois, três anos. Na verdade, ataques cibernéticos do porte que temos visto são fenômenos recentes”, reforçou o ministro Luís Roberto Barroso.

Deixar Um Comentário