Período de matrícula em universidades públicas por meio do Sisu começa hoje (13/07)

Estudantes não selecionados na 1ª chamada podem se inscrever em lista de espera

Home » Período de matrícula em universidades públicas por meio do Sisu começa hoje (13/07)
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 13/07/2022, 14:31 - Atualizado em 13/07/2022, 14:31
Foto – Reprodução. Crédito – Agência Brasil. Siga no Google News

Começa nesta quarta-feira (13) o período de matrículas dos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2022. De acordo com o Ministério da Educação, serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior.

A matrícula deve ser feita, até o dia 18 de julho, diretamente na instituição de ensino na qual o estudante se inscreveu e foi aprovado. O prazo para que os candidatos não selecionados na primeira chamada manifestem interesse na lista de espera também termina no dia 18. A manifestação deve ser feita pela página do Sisu. Para acessá-la, clique aqui.

O Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.  Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

Para participar do Sisu, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.

Lei de cotas

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. As  ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

Deixar Um Comentário