20ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Fato inédito no mundo: beija-flor branco é registrado em reserva de proteção na Bahia

"O primeiro encontro pareceu até ficção, já que as características da misteriosa ave branca lembram uma “fada", disse biólogo do Observatório de Aves da EVC.

Home » Fato inédito no mundo: beija-flor branco é registrado em reserva de proteção na Bahia
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/01/2023, 11:44 - Atualizado em 19/01/2023, 11:44
O beija-flor é do gênero Chlorestes de cor branca e foi avistado na Estação Veracel. Não há registro de outro indivíduo com essa mutação em todo o mundo. Crédito da foto: Jailson Souza Siga no Google News

O ano começou de forma especial para a analista ambiental Regina Damascena, que atua na RPPN Estação Veracel, reserva particular localizada no sul da Bahia. Foi dela o olhar atento na identificação de uma ave de plumagem completamente diferente: um beija-flor praticamente branco: “parecia uma fadinha”, segundo Regina.

O que ela não sabia era que a “fadinha” se tratava de um achado inédito no mundo entre beija-flores do gênero Chlorestes. Ali estava um beija-flor com mutação genética, o que fez com que apresentasse a coloração exuberante da espécie, sendo raro em todo o planeta. Os estudiosos não possuem certeza se trata-se de um beija-flor-de-garganta-azul (Chlorestes notata) ou um beija-flor-roxo (Chlorestes cyanus).

“Estamos presenciando algo inédito. Trata-se do primeiro beija-flor gênero Chlorestes do mundo com uma mutação genética que o torna praticamente todo branco”, explica Luciano Lima, ornitólogo do Observatório de Aves da EVC. “Essa mutação provavelmente trata-se de uma diluição, chamada também por alguns pesquisadores de leucismo, e provoca, como o nome indica, uma diluição da pigmentação em partes da plumagem do animal”, complementa ele.

“Não é possível identificar as causas da alteração sem um estudo genético mais aprofundado”, informa o especialista. “É importante esclarecer que não se trata de um beija-flor albino. A diferença principal é que ele possui olhos pretos e tem um leve tom acinzentado nas penas e patas. Para ser albino, ele precisaria ser totalmente branco e não ter pigmentação em outras partes do corpo além da plumagem, como os olhos, que acabam ficando com uma coloração rosada”, explica Lima.

O flagrante desse colibri com leucismo é inédito para o gênero Chlorestes — Foto: Jaílson Souza

São conhecidas seis espécies de beija-flores do gênero Chlorestes, que são encontrados no México, América Central e América do Sul. Na Mata Atlântica, o beija-flor-de-garganta azul habita principalmente ‘florestas de baixada’ ou ‘florestas de tabuleiro’. Essa formação florestal é rara no bioma Mata Atlântica e é justamente ali que está localizada a Estação Veracel. A ave também ocorre na Amazônia e em outras áreas da América do Sul.

De acordo com Luciano Lima, o papel da RPPN Estação Veracel para a conservação da biodiversidade é fundamental para que se possa observar e estudar um fenômeno raríssimo como esse. “Estamos dentro de uma grande área de Mata Atlântica protegida, o que colabora para a sobrevivência desse beija-flor. Sua coloração esbranquiçada atrai predadores e provoca a rejeição de outros beija-flores, além de dificultar sua reprodução”, explica o ornitólogo.

Virgínia Camargos, coordenadora de estratégia ambiental e gestão integrada da Veracel, responsável pela EVC, destaca que a reserva tem papel fundamental para a manutenção de polinizadores naturais para o entorno, preserva ecossistemas e contribui para o equilíbrio climático na região. A reserva abriga grande variedade de espécies de fauna e flora, além de 115 nascentes.

“Nestes 25 anos de criação, a RPPN Estação Veracel se consolidou como uma referência em conservação ambiental. O trabalho realizado na reserva está inserido e amplamente conectado ao compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e com o desenvolvimento de sua região de atuação”, afirma a gestora da reserva.

Não se sabe se o beija-flor encontrado é uma “fadinha” como foi carinhosamente chamado, já que não foi possível identificar ainda se a ave é macho ou fêmea. Os pesquisadores estimam que tenha cerca de um ano de vida, ou seja, é um pássaro jovem, já que o recorde de tempo de vida para um beija-flor é de 12 anos, embora seja mais comum que vivam em média entre 3 e 5 anos. Uma coisa é certa: apesar de estar em um dos biomas mais ameaçados - a Mata Atlântica, esse beija-flor prova que a biodiversidade brasileira está viva.

A RPPN Estação Veracel recebe visitantes do mundo todo. O programa de visitas é realizado mediante agendamento e formação de grupos.
Crédito - Banco de dados da Veracel

Educação ambiental, reconhecimento internacional e apoio a pesquisas

A área também oferece atividades de educação e interpretação ambiental, com a aplicação da técnica de vivências com a natureza. E, desde 2017, a RPPN mantém um programa para a observação de aves, contribuindo mais ainda para o ecoturismo na região.

A reserva conta também com parcerias com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação De Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio). Nessas parcerias, estão em foco a conservação de dois animais topo da cadeia alimentar: a onça-pintada (Panthera onca) e a harpia (Harpia harpyja), sendo essa última uma espécie com alto risco de extinção. Na RPPN, foram identificados dois ninhos de harpia ativos que são monitorados periodicamente, demonstrando o alto nível de conservação da área.

A RPPN Estação Veracel foi criada em 1998 e é mantida pela Veracel Celulose. Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, é considerada uma área chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização com sede no Reino Unido. Foi também reconhecida no protocolo de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® -- FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora, pela conservação da biodiversidade.

Visite a Estação Veracel

A RPPN recebe visitantes do mundo todo. Está localizada a aproximadamente a 15 quilômetros do centro histórico de Porto Seguro. O programa de visitas é realizado mediante agendamento e formação de grupos, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (73) 3166-8755.

Deixar Um Comentário