Anvisa divulga lista com 930 pomadas para cabelo liberadas ao consumo; confira

Marcas não citadas continuam com a venda interditada por serem causadoras de irritações oculares

Home » Anvisa divulga lista com 930 pomadas para cabelo liberadas ao consumo; confira
Por João Paulo Silva Publicado em 21/03/2023, 09:08 - Atualizado em 21/03/2023, 09:08
Mais de 1.500 permanecem irregulares. Crédito – Reprodução / Freepik. Siga no Google News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta segunda-feira (20), a venda de 930 marcas de pomadas para trançar ou modelar cabelos. A decisão veio após quarenta dias da proibição de comercializar qualquer tipo de produto para essa finalidade. Outras 1.500 permanecem irregulares, de acordo com os critérios da agência.

A volta dessas marcas aos pontos de venda ocorre depois que a agência reguladora investigou uma série de ocorrências em usuários das pomadas, utilizadas para trançar, modelar ou fixar cabelos.

Foram registrados casos graves de lesões nos olhos, devido à intoxicação por um dos componentes dos produtos. Houve aumento de procura pelas emergências oftalmológicas devido à alta intoxicação nos olhos, que chegou a levar à cegueira temporária, em alguns casos. Em contato com os olhos, o produto pode provocar queimaduras na córnea.

Foi o que aconteceu com a participante do Big Brother Brasil, Tina Calambra. Tina revelou quase ter perdido sua visão após fazer o uso de uma dessas pomadas modeladoras para cabelos que lhe queimou as córneas das duas vistas. Tina precisou de um intenso tratamento para se recuperar.

Eliminada do BBB 23 queima córneas dos olhos após uso de pomada para cabelo

Lista

A Anvisa divulgou em seu site oficial uma lista contendo as marcas liberadas. As que não forem citadas continuam com a venda interditada porque mostraram concentração da substância causadora das irritações oculares, acima de 20%.

Clique aqui e veja as pomadas autorizadas pela Anvisa

Orientações aos consumidores e profissionais

O que devo fazer?

Consumidor

  • Não use ou adquira esses produtos.
  • Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.
  • Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.
  • Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.
  • Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Profissionais, salões e comércio em geral

  • Não utilizem esses produtos em nenhum cliente.
  • O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores.
  • Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor.
  • Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Profissionais de saúde

  • Ao realizar atendimento de pacientes com quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de produtos para trançar/modelar os cabelos ou de outros produtos cosméticos, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.

Fiscais das vigilâncias sanitárias

  • Os produtos interditados não podem ser distribuídos, comercializados ou expostos para a venda em nenhum tipo de estabelecimento.
  • As vigilâncias sanitárias locais devem adotar as medidas necessárias para que estes produtos não circulem.
  • Entenda as ações de fiscalização da Anvisa e o significado de cada medida. Fiscalização sanitária: entenda as ações realizadas pela Anvisa. 

Empresas titulares da regularização do produto

  • A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) determinou que será retirado o efeito suspensivo dos eventuais recursos administrativos que forem interpostos em face da Resolução - RE nº 475, de 9 de fevereiro de 2023.
  • A Dicol também deliberou pela suspensão de novas notificações perante a Anvisa para a regularização de produtos do tipo pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, durante o período em que estiver vigente a interdição cautelar determinada pela Resolução - RE nº 475, de 9 de fevereiro de 2023.
  • Encontra-se prevista para o início da próxima semana a realização de reunião técnica com o setor produtivo para a discussão dos procedimentos necessários à regularização dos produtos objetos da medida cautelar.

Investigação

Durante toda a investigação da Anvisa, sobre os diversos casos de irritações nos olhos, mais de 600 processos de regularização de pomadas do tipo foram cancelados. Foram analisadas cerca de 2.500 marcas de modeladoras. Segundo a reguladora sanitária, já foram canceladas mais de 630 autorizações de venda dessas pomadas, desde o início do ano, por diversas irregularidades, como conterem ingredientes proibidos, acima do limite.

Edição: João Paulo Silva - Com informações da Anvisa.

Deixar Um Comentário