Apagão generalizado mergulha a Europa no caos

Transporte e comunicações são severamente afetados. Já são 10 horas sem energia.

Home » Apagão generalizado mergulha a Europa no caos
Por João Paulo Silva Publicado em 28/04/2025, 16:46 - Atualizado em 28/04/2025, 16:46
Torcedores que acompanhavam o Madrid Open caminham pelas passarelas escuras durante um apagão geral atingir Espanha, Portugal e outros países europeus – 28/04/2025 (Julian Finney/Getty Images) Siga no Google News

Um apagão de grandes proporções atingiu diversos países da Europa nesta segunda-feira, 28 de abril de 2025, causando transtornos significativos em serviços essenciais como transporte e telecomunicações. A falha generalizada de energia elétrica, com epicentro na Península Ibérica, afetou milhões de cidadãos e paralisou importantes infraestruturas.

Espanha e Portugal foram os países mais impactados, com relatos de cortes de energia generalizados desde as primeiras horas da manhã. A situação se agravou com a confirmação de falhas nas redes de telefonia móvel em ambos os países, dificultando ainda mais a comunicação. Cidades como Madri e Lisboa vivenciaram cenas de caos, com o metrô sendo parcialmente evacuado e o trânsito congestionado devido à pane nos semáforos.

A extensão do apagão não se limitou à Península Ibérica. Informações preliminares e relatos de usuários em redes sociais indicam que partes da França, Alemanha, Bélgica, Itália, Áustria, Países Baixos, Suécia e Grécia também sofreram interrupções no fornecimento de energia.

As causas do apagão ainda são desconhecidas. A operadora da rede elétrica espanhola, Red Eléctrica, informou em comunicado que está trabalhando para restabelecer o fornecimento e que as causas estão sendo investigadas. Inicialmente, levantou-se a hipótese de um possível ciberataque, conforme mencionado pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida. No entanto, o Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal (CNCS) declarou não ter encontrado, até o momento, indícios que apontem para essa causa.

Uma das linhas de investigação aponta para um possível "fenômeno atmosférico raro" como causa do apagão, conforme comunicado da Rede Elétrica Nacional (REN) de Portugal. A empresa mencionou "oscilações anormais" nas linhas de muito alta tensão na Espanha devido a variações extremas de temperatura.

O impacto do apagão é vasto e afeta o cotidiano de milhões de europeus. Além dos problemas no transporte público e do caos no trânsito, hospitais enfrentam dificuldades com sistemas fora do ar, consultas sendo realizadas manualmente e cancelamentos de procedimentos. Estabelecimentos comerciais estão impossibilitados de utilizar máquinas de cartão, afetando as transações financeiras. A falta de energia também impacta o funcionamento de bancos e caixas eletrônicos.

A Comissão Europeia já se manifestou, oferecendo apoio para monitorar a situação e buscando entender as causas do incidente. A prioridade das autoridades é o restabelecimento completo do fornecimento de energia e a normalização dos serviços afetados. A Red Eléctrica da Espanha estima que a retomada total da energia no país pode levar de seis a dez horas.

Este apagão de grande escala levanta sérias questões sobre a resiliência da infraestrutura energética europeia e a necessidade de investigações aprofundadas para evitar futuros incidentes. A população aguarda ansiosamente por informações mais concretas sobre as causas e o tempo estimado para a completa normalização da situação.

Deixar Um Comentário