Ouro Preto-MG com inscrições abertas para serviços de Máquinas Agrícolas

Secretaria planeja atender cerca de 500 produtores em 2020

Home » Ouro Preto-MG com inscrições abertas para serviços de Máquinas Agrícolas
Por Tino Ansaloni Publicado em 17/01/2020, 13:11 - Atualizado em 17/01/2020, 13:13
Foto – Maquinário da Secretaria atenderá produtores rurais / Crédito – Ane Souz Siga no Google News

Foto - Ane Souz Clique e curta a página da fotógrafa

A Secretaria Municipal de Agropecuária de Ouro Preto está com inscrições abertas para a realização de serviços de horas máquinas nas propriedades rurais do município. Para o ano de 2020, a Secretaria de Agropecuária conta com dois novos tratores agrícolas e uma caminhonete.  Dessa forma, serão disponibilizados, ao todo, 05 tratores agrícolas e 02 caminhonetes para prestação dos serviços de máquinas. A Secretaria oferece ainda assistência técnica com funcionários efetivos, engenheiros agrônomos e veterinários, que atendem diariamente aos produtores.

Os agricultores e produtores rurais interessados devem fazer suas inscrições até o dia 31 de maio de 2020, nos seguintes locais:

  • Secretaria Municipal de Agropecuária, Rua Padre Rolim (prédio da antiga Santa Casa), 344, de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3559-3249.
  • Centro Administrativo de Cachoeira do Campo, localizado na Rodoviária, das 7h às 16h. O telefone de contato é (31) 3553-2132.
  • Centro Administrativo de Santa Rita de Ouro Preto, situado na Rua São Vicente, n°56, próximo ao Correio. No período de 7h às 11h e de 13h às 17h. O telefone de contato é (31) 3553-3120.

Os agricultores e produtores deverão apresentar documento que comprove a propriedade registrada ou a posse do terreno em nome do solicitante (exemplos: parceria, contrato, ITR, CCIR, contrato de compra e venda público e registrado em cartório, bem como conta de energia elétrica (CEMIG), dentro outros).

Conforme o secretário da pasta, Yuri Borges Assunção, cada agricultor familiar que possua DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e seja participante, com Projetos de Vendas devidamente comprovados no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) ou PAA – (Programa de Aquisição de Alimentos) no Município, terá 25 horas anuais de serviços de máquinas agrícolas gratuitas; os agricultores familiares que possuam DAP terão direito a 15 (quinze) horas anuais de serviços de máquinas agrícolas gratuitas; e os Produtores Rurais terão direito a 10 (dez) horas anuais de serviços de máquinas agrícolas mediante o pagamento de 1/3 da UPM (R$ 31,55) em vigor por hora trabalhada, e acima destas primeiras 10 (dez) horas, limitando-se a até mais 05 (cinco) horas, mediante o pagamento de 1 (uma) UPM (R$ 94,64) por hora excedente trabalhada.

Yuri lembra que esta é uma forma de viabilizar o desenvolvimento das atividades rurais, prestando o serviço gratuitamente aos agricultores familiares e facilitando o acesso dos produtores a serviços de máquinas com preços mais acessíveis.

O cronograma é feito após as inscrições terem sido concluídas. Para isso, os moradores são convidados pela equipe da Secretaria de Agropecuária a participar de uma reunião, na própria comunidade, onde são passadas todas as informações referentes aos serviços e horas.

“Considero o Programa de Patrulha Mecanizada um dos mais importantes da Secretaria, porque atende diretamente às demandas mais imediatas dos agricultores e produtores, como o preparo do solo, plantio, confecção e transporte de silagem, construção de estradas internas, entre outras intervenções. Nós, servidores municipais, realizamos esse trabalho com a maior satisfação e sabemos que o resultado é muito gratificante”, afirma o secretário de Agropecuária.

É importante ressaltar que, caso os produtores rurais estejam em dívida com o Município (hora máquina combustível/ hora de máquina), eles devem procurar a Secretaria de Fazenda para quitarem suas pendências antes de realizar as inscrições.

Fotos: Ane Souz

Deixar Um Comentário