22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Fundação Aleijadinho participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae Ouro Preto-MG

Home » Fundação Aleijadinho participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 23/08/2018, 12:19 - Atualizado em 30/06/2019, 23:44
Foto-Divulgação. Crédito-Fundação Aleijadinho. Siga no Google News

Foto-Divulgação
Crédito-Fundação Aleijadinho

A Fundação Aleijadinho participou, nesta segunda-feira (20), da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, também realizada na Apae Ouro Preto (MG). O evento, que tem como objetivo ampliar debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão, acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto, a partir de 2017, quando foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro.

Os alunos e atletas de judô da Fundação fizeram uma amostra do “Caminho Suave” e passaram por uma tarde de aprendizado com os alunos da Apae. O objetivo da mostra de artes marciais, de acordo com o sensei Carlos Simões, foi demonstrar que todos, apesar de suas deficiências, podem superar limites e a si mesmos. “Com o evento, as Apaes de todo o país e também a de Ouro Preto dão mais um passo importante rumo à inclusão, superação e qualidade de vida das pessoas com deficiência, seja intelectual ou múltipla. É uma resposta muito positiva ao julgamento de uma sociedade que ainda acredita que eles não são capazes”.

A semana trouxe para discussão o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) explica que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos de gestão das Apaes.

A Fundação Antônio Francisco Lisboa ou “Fundação Aleijadinho” foi instituída em março de 1996 em Ouro Preto pela juíza da Infância e Juventude, Dra. Lúcia de Fátima Magalhães Albuquerque e Silva. A entidade não governamental tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento sócio educacional da comunidade da cidade e região, além de desenvolver e apoiar projetos de esporte, educação, lazer e cultura para crianças e adolescentes.

A Fenapaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados e convida toda a sociedade a participarem da mobilização.

Foto-Divulgação. Crédito-Fundação Aleijadinho.

Deixar Um Comentário