22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Bloco Sanatório Geral homenageia Sinhá Olímpia no carnaval de Ouro Preto-MG

Home » Bloco Sanatório Geral homenageia Sinhá Olímpia no carnaval de Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 26/02/2014, 21:36 - Atualizado em 27/02/2014, 11:57

Foto-Bloco Sanatório geral na Rua São José, em Ouro Preto-MG

Crédito-Divulgação

Por Dalília Caetano

Criado em 2004 pelos ouro-pretanos, Gilson Albuquerque; João Pinto Coelho; Luiz Flávio Alves, o Luiz Cambeba; Denis Guedes Gomes, o Denis do Topa Tudo e Geraldo Fina (in memoriam), o Bloco Sanatório Geral estará, mais uma vez, desfilando  nas ladeiras históricas da Cidade Monumento Mundial.

Em seus primeiros anos de desfiles o Sanatório Geral foi para ruas embalados pelo som das marchinhas de carnaval com o objetivo se reavivar esse gênero musical popular, fortemente presente nos carnavais brasileiros dos anos 20 aos anos 60. Somado à esse objetivo, com o passar dos anos o bloco iniciou as homenagens à personalidades emblemáticas de Ouro Preto.

Já foram temas do bloco figuras especiais do cotidiano da cidade como João Pé de Rodo, Ney Cocada, Maria Sete Saias, Paulinho Reco Reco, Maria Pé de Anjo, Bené da Flauta e Valdir do Radinho. Este ano a saudosa Sinhá Olímpia será a personalidade homenageada.

Não é necessário roupa específica e muito menos um abadá para curtir o carnaval junto ao Sanatório Geral, basta muito alegria e animação como declara o ouro-pretano e Guia de Turismo da cidade, Gilsinho, um dos criadores e maior entusiasta. “Para nós não há distinção de pessoas, aqui quem chega pula e se diverte porque carnaval não se vende, se brinca”.

Além do subsídio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, o bloco está arrecadando dinheiro através do livro de Ouro para custear os gastos com a criação dos bonecos, pagamento dos músicos da charanga e para manutenção geral do Bloco.

O Sanatório Geral sairá às 17h do sábado, em frente à basílica do Pilar subindo a Rua da Escadinha, seguindo pela Rua São José, Praça Alves de Brito, Rua Direita, chegando a Praça Tiradentes, descendo a Rua das Flores, passando novamente na Rua São José e retornando ao Pilar.

Este ano o bloco contará com a participação do Pároco da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Marcelo Santiago e o Padre Denival que irão curtir e agitar  o carnaval como todos os foliões presentes em missão de paz e bem.

Por Dalília Caetano

Deixar Um Comentário