Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto nesse fim de semana

Home » Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto nesse fim de semana
Por Tino Ansaloni Publicado em 12/05/2022, 13:02 - Atualizado em 12/05/2022, 13:02
festival-cozinha-culinaria-ouro-preto
Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto reunirá o melhor da gastronomia ouro-pretana em um único lugar Imagem: Gustavo Leite Siga no Google News

Ouro Preto não é destino certo apenas para os amantes de história ou arte, a  cidade também é conhecida por sua culinária. Repleta de  bares e restaurantes, oferece inúmeras opções para quem procura a típica comida mineira. O “Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto – Tributo a Chiquitão” acontecerá de 13 a 15 de maio, no estacionamento do Centro de Convenções, com entrada gratuita. Realizado pelo Convention & Visitors Bureau (CVB) e pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico; com apoio da FAOP, UFOP, ABIH e Centro de Artes e Convenções da UFOP. O Festival contará com uma vasta apresentação da cozinha mineira, do artesanato e de bares e restaurantes da cozinha tradicional da cidade. Serão 25 tendas com pratos variados, tira-gostos e o melhor da culinária ouro-pretana.

O evento também pretende fazer uma homenagem ao artista ouro-pretano, Chiquitão, falecido em abril deste ano. Chiquitão era artista plástico, ilustrador de livros, cenógrafo, restaurador e colecionador de antiguidades. Ele era muito conhecido em Ouro Preto e seu atelier, ao lado da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, era uma referência das antiguidades e do artesanato local.

O Festival contará com shows, exposições e espaço kids. Na sexta-feira, 13 de maio, haverá show da Equipe Rock + Léo Souza, às 20h.

No sábado, 14 de maio, será dia do Espaço Kids, às 14h, juntamente com os shows dos grupos Amigo do Samba, às 15h, e Samba Preto, às 20h. Haverá também Degustação orientada de vinhos da Mostra Multi - Projeto de Extensão da UFOP, das 14h às 20h.

O fechamento do evento será no domingo, 15 de maio, com o Encontro de Carros Antigos às 8h; Espaço Kids às 14h; Aerodance - Projeto de extensão da UFOP, às 15h; moda de viola com Rafael Silva, às 15h30; e show da banda Os Traias às 20h.

No local do evento, também será implantado um Bar Central, 360°, onde as pessoas poderão pegar suas bebidas com facilidade. Haverá barraquinhas com mesas e cadeiras, cada restaurante ou bar participante será responsável pelo seu setor. Uma grande estrutura está sendo preparada para receber a todos, contando com banheiros químicos, segurança e organização cênica. Além disso, a Secretaria de Saúde de Ouro Preto disponibilizará uma ambulância para o evento.

Margareth Monteiro, secretária de Municipal Cultura e Turismo de Ouro Preto, comentou a relevância de festivais como este entrarem para o calendário de grandes eventos da cidade. "Considerando que Ouro Preto é uma cidade importante no cenário turístico de Minas Gerais e do Brasil, com vários eventos tradicionais no município e nos distritos, o Festival de Cozinha Arte e Cultura vem somar com todas essas ações de fomento ao turismo cultural, após o período de isolamento da pandemia", disse a secretária.

Eventos gastronômicos trazem crescimento econômico e social, geram empregos, turismo e conhecimentos através da troca de informações, trazendo benefícios para toda a população. O Festival de Cozinha pretende se tornar um dos grandes eventos a fomentar o turismo cultural da cidade. Proporcionando lazer e desenvolvimento sociocultural para a população ouro-pretana e é claro, muitos sabores! Leve sua família para aproveitar o Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto!

Confira a programação:

Sexta-feira - 13.05

20h Show com a Equipe Rock + Léo Souza

Sábado - 14.05

14h Espaço kids

15h Show do Amigos do samba

20h Show com Samba Preto

14h às 20h Degustação Orientada de Vinhos da Mostra Multi - Projeto de Extensão da UFOP

Domingo - 15.05

8h Encontro de carros antigos

14h Espaço kids

15h Aerodance - Projeto de extensão da UFOP

15h30 Show com Rafael Silva

20h Show dos Traias

Deixar Um Comentário

Matérias relacionadas