27ª Reunião Ordinária de 2025
Clique play e assista!

Vaga garantida, respiro no calendário e necessidade de ajustes definem momento do Galo

Home » Vaga garantida, respiro no calendário e necessidade de ajustes definem momento do Galo
Por Rodolfo Simões Publicado em 21/05/2022, 10:29 - Atualizado em 21/05/2022, 10:31
galo
Hulk e Allan celebram o segundo gol do camisa 7 no Mineirão. Créditos: Pedro Souza/ Atlético Siga no Google News

Na última quinta-feira, o Atlético venceu o Independiente Del Valle pelo placar de 3x1, antes disso, havia batido no xará Goianiense pelo placar de 2x0.  A sequência de vitórias ocorre após um breve momento de instabilidade.  A partida da última quinta-feira garantiu a vaga na fase de mata-mata da Libertadores e o time fez a sua melhor atuação em 2022.

Melhor atuação em 2022

Na 1ª etapa, o Galo começou o jogo ligado nos 220 watts e abriu o placar logo aos 7 minutos, com Hulk. Além disso, a intensidade na marcação e o ímpeto ofensivo chamaram a atenção nos 20 minutos iniciais. Depois disso, o time equatoriano mudou a sua formação, ao mesmo tempo, os comandados de Mohamed abaixaram um pouco o ritmo o que tornou o jogo um pouco mais franco e perigoso. Não atoa os visitantes mandaram uma bola na trave, mas o alvinegro respondeu com Nacho perdendo duas grandes chances no mesmo lance. Pouco depois, Ademir tentou duas finalizações da entrada da área de forma precipitada.

Guga e Savinho disputam a bola com o adversário. Créditos: Pedro Souza/ Atlético.

O 2º tempo lembrou um pouco do Atlético de 2021 mesmo com o gol sofrido no único vacilo da defesa. Pois, o Turco acertou a marcação no intervalo e o time voltou para o jogo controlando melhor as ações e seguiu empilhando chances. Hulk fez o segundo, em seguida, Ademir, Arana e Guga perderam ótimas chances. À medida que os minutos foram passando surgiu a necessidade de mexer na equipe e o treinador dessa vez foi bem. O Savinho recebeu a oportunidade e não decepcionou. Fez um golaço para enterrar as chances do adversário e garantir o alvinegro na próxima fase do torneio continental.

Ajustes em campo e a necessidade de reforços

Apesar da boa vitória na última quinta-feira, o Atlético ainda demonstra algumas deficiências na marcação. Durante a partida foi possível perceber a dificuldade mesmo quando recuam e formam duas linhas de quatro com o intuito de recuperar a bola e acelerar. Aliás, quando o time recuperava a bola tentava acelerar o jogo a todo momento, sem necessidade. Sinto falta de ver este time valorizando um pouco mais a posse, gosto da ideia de ter um jogo mais vertical, contudo, isso implica em mais riscos. Um erro de passe e o ataque rápido virá contragolpe do adversário com o time saindo para o ataque. 

Além disso, o jogador adversário quando tem a bola precisa ser pressionado mais de maneira mais rápida, pois o Atlético deixa os jogadores pensar na intermediária defensiva. Por isso, os rivais tem conseguido chegar a nossa meta e geralmente arrebenta na linha defensiva, sendo assim, os zagueiros ficam sobrecarregados. Não atoa o Godin foi muito criticado quando esteve em campo, mas mesmo com Alonso e Nathan, eles ficam mais vulneráveis se tais situações se tornarem mais frequentes durante os jogos.

Ao mesmo tempo, muitos vão falar e com razão que o ataque precisa ser mais efetivo. No entanto, o ataque fez gol em 27 dos 28 jogos na temporada. Outra estatística positiva é o número de gols marcados na temporada são 56 no total, média de 2 por partida.  Ainda falando sobre o setor ofensivo, urge a necessidade de reforços pois o elenco encurtou muito. Saíram Dylan, Hyoran, Nathan, Diego Costa, Savarino e o Savinho a priori fica até julho. O único reforço até o momento é Pavon que vem de um longo tempo de inatividade. Outros setores podem sofrer pequenas modificações, mas hoje a parte ofensiva preocupa mais.

Próximos jogos

Agora o Galo visita o Brasiliense, no domingo, jogo no qual o Turco certamente poderá utilizar um time alternativo. Além disso, os jogos seguintes contra Tolima e Avaí, ambos em Belo Horizonte, podem permitir ao treinador rotacionar melhor o elenco e recuperar alguns dos jogadores que estão no departamento médico.

Deixar Um Comentário