Superação, solidariedade e crescimento econômico marcam a edição 2024 do Iron Biker Brasil

Evento esportivo consagra campeões, promove doações e fortalece a economia de Mariana em mais uma edição histórica.

Home » Superação, solidariedade e crescimento econômico marcam a edição 2024 do Iron Biker Brasil
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/09/2024, 12:57 - Atualizado em 18/09/2024, 12:57
Foto — Reprodução. Crédito — Samuel Consentino. Siga no Google News

O Iron Biker Brasil 2024 chegou ao fim com mais uma edição histórica. Nos dois dias de prova, Mariana (MG) foi palco de uma verdadeira maratona de adrenalina e superação, com trilhas desafiadoras e um público vibrante, que acompanhou de perto os atletas que vieram de diversas partes do Brasil. Além de consagrar o suíço, Lukas Kaufmann, e a brasileira, Karen Olímpio como os grandes campeões da elite, o evento reafirmou seu compromisso com a solidariedade e gerou um impacto significativo na economia local.

Os ciclistas enfrentaram trilhas que desafiaram seus limites físicos e emocionais, passando por cenários emblemáticos da história de Mariana, como os antigos caminhos da mineração. O prefeito de Mariana, Celso Cota, destacou a importância histórica e social do percurso deste ano. “Quando o Gil, Marco e Lucas vieram com a proposta da prova, anos atrás, eu disse que ela deveria passar por caminhos que contassem a nossa história, que mostrasse que somos um território que minera, mas que também age com responsabilidade social. Neste ano, especialmente, pedi para o percurso contemplar Bento Rodrigues, comunidade destruída pela queda da barragem, o distrito de Camargos, que é tricentenário e também foi atingido pela lama, e o Novo Bento, um território de alto nível construído para as famílias”, destacou Celso.

Além da emoção nas trilhas, o Iron Biker Brasil 2024 destacou-se pela solidariedade. Foram arrecadados aproximadamente 3 mil quilos de alimentos, como arroz, feijão, óleo e leite, destinados para entidades sociais de Mariana, como a Comunidade da Figueira, o Lar Santa Maria e a APAE de Mariana. Flávia Coelho Corrêa de Oliveira, coordenadora da Comunidade da Figueira, comentou a importância das doações. “Vivemos de doações. Servimos café da manhã, almoço e café da tarde para nossos usuários, que são extremamente carentes. Além de utilizarmos parte dos alimentos para atender os 50 usuários, também distribuímos para as famílias deles”, explicou.

Outro gesto de solidariedade foi a doação de materiais esportivos como capacetes, sapatilhas e roupas de ciclismo, direcionados para atletas carentes da região. “Ver essa participação é emocionante, saber que o evento vai além das competições e faz diferença na vida de tantas pessoas é uma sensação de dever cumprido”, destacou Lucas Fonda, um dos organizadores da prova.

O impacto econômico de eventos como o Iron Biker Brasil também é significativo. Durante os dias de prova, os comércios locais registraram um aumento expressivo no fluxo de clientes. “É o nosso terceiro Iron, e como sempre, o movimento é intenso. Durante os dois dias de prova nosso faturamento dobra, se comparado a um feriado comum, por exemplo. Sem dúvidas é um evento muito importante para a cidade e aguardado por nós, comerciantes”, compartilhou Laura Camello Santos, sócia-proprietária do restaurante Giardino.

Bruna Drumond Ribeiro, proprietária do Cheirin Bão Cafeteria, também destaca a importância do evento para seu negócio. “O Iron Biker Brasil é uma época muito esperada por todos nós. Para quem está na praça, como é o meu caso, o impacto é enorme. O evento traz um aumento significativo nas vendas; este ano, nosso faturamento dobrou em comparação com um fim de semana comum. O público que frequenta o Iron é exatamente o perfil de clientes que mais frequenta a nossa loja, e isso faz toda a diferença.”

As lojas especializadas também viram um aumento considerável nas vendas e nos serviços, conforme relata Vitor Hugo Pena, da loja Ecobike. “Antes da prova, observamos um aumento nas vendas de produtos voltados para a preparação dos atletas. Após a competição, o volume de serviços de manutenção de bicicletas cresce consideravelmente. No total, esse movimento representa um aumento de 40% no nosso faturamento”, contou Vitor.

Da mesma forma, os hotéis e pousadas da região se beneficiaram enormemente com o evento. “Durante o Iron Biker Brasil, a nossa taxa de ocupação foi para 95%, mais que no ano passado, que foi de 91%. Digo que o evento é o nosso “carnaval do Rio”, afirmou Tane de Oliveira Araújo Chiriboga, gerente do Avenida Palace Hotel. “Tivemos que ajustar nossa operação, aumentando o número de funcionários, mudando a escala de folga e antecipando o horário do café da manhã para atender à demanda dos atletas. Também adaptamos o café da manhã para incluir mais frutas e oferecemos 5 pontos de lavagem para bicicletas. Conversamos com vários hóspedes, e todos elogiaram a organização do evento, o que reforça o quanto o Iron Biker Brasil é fundamental para o turismo e a economia local”, completou Tane.

Iron Biker Brasil 2025

As inscrições para o Iron Biker Brasil 2025 já estão abertas, mas neste primeiro momento, exclusivas para os atletas inscritos na prova deste ano. A competição, que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de setembro, em Mariana, Minas Gerais, celebrará 32 anos de história, consolidando-se como o maior evento de mountain bike da América Latina. Para mais detalhes e atualizações, acesse o site oficial: www.ironbiker.com.br.

Deixar Um Comentário