Minas Gerais volta a fazer parte do roteiro do Sertões em sua 33ª edição (26 de julho a 3 de agosto). Após um intervalo de 11 anos, duas cidades do estado serão anfitriãs do maior rally das Américas em um percurso que ligará Goiânia (GO) à Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).
Unaí, no Noroeste mineiro, será o ponto final da primeira etapa da prova (26/7), iniciada na capital goiana, e local de largada da segunda etapa (27/7), que levará carros, motos e UTVs a Januária, no Norte do estado. De lá, a caravana segue para a Bahia, passando ainda por Pernambuco antes de entrar em Alagoas para consagrar seus campeões. As duas cidades mineiras voltam a ser parte do roteiro do Sertões após um longo intervalo.
Nas edições 2020 e 2024 o Sertões chegou a entrar em território mineiro, mas apenas como parte dos trechos cronometrados atravessados por pilotos e navegadores. Desta vez, a população de Unaí e Januária, bem como dos respectivos entornos, poderá conhecer de perto as máquinas, equipes e competidores de uma das principais provas do esporte motor brasileiro. Em ambas, assim como nas demais cidades-anfitriãs, a Vila Sertões recebe toda a estrutura do rally, com atrações para o público (que terá acesso gratuito); ativações de patrocinadores, a Loja Sertões, com produtos oficiais, e área de alimentação. Será possível conhecer de perto ainda várias das ações sociais e ambientais que também integram a programação.
A mais recente visita do Sertões a cidades mineiras ocorreu em 2014 - coincidência ou não, em outra edição que teve Goiânia como local de largada. Na ocasião, Paracatu, São Francisco e Diamantina estiveram no percurso, que terminou em Belo Horizonte, às margens da Lagoa da Pampulha. Esta será, ao todo, a 15ª passagem do rally por caminhos mineiros.

Sertões 2025
Roteiro
26/7 – Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)
27/7 – Primeira etapa: Goiânia (GO) / Unaí (MG)
DI: 26 km / SS: 283 km / DF: 227 km – Total: 536 km
28/7 - Segunda etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)
DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km
29/7 - Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)
DI: 80 km / SS: 290 km / DF: 64 km – Total: 434 km
30/7 - Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 19 km / SS: 276 km / DF:183 km – Total: 478 km
31/7 - Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)
DI: 51 km / SS: 296 km / DF: 123 km – Total: 470 km
1/8 - Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI: 78 km / SS: 280 km / DF: 57 km – Total: 415 km
2/8 - Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 9 km / SS: 235 km / DF: 175 km – Total: 419 km
3/8 - Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)
DI: 40 km / SS: 254 km / DF: 20 km – Total: 314 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3.482 km
Especiais: 2.215 km
Aspas
Leonora Guedes, CEO Sertões
"Estamos muito felizes por voltar a Minas Gerais ao longo do Sertões 2025. O estado faz parte da história da prova desde a primeira edição integrando seus percursos, que atravessam tesouros nacionais que merecem ser destacados. Também é local de nascimento de alguns de seus grandes campeões e tradicionalmente marca presença com diversos competidores e equipes. Unaí e Januária receberão não apenas um evento esportivo único, mas também ações que demonstram nosso desejo de proporcionar um legado social e ambiental concreto".
Edgar Fabre, diretor técnico Sertões
"O Sertões 2025 promete ser um dos mais desafiadores e emocionantes de sua história. Montamos um percurso que exigirá coragem, estratégia e resiliência. Em um mesmo roteiro teremos areia, pedras, mudanças abruptas de relevo, serras, trechos de trial e navegação de tirar o fôlego. As condições climáticas e o desgaste do equipamento serão fatores decisivos".
Sabine Zink, co-fundadora SAS Brasil
"O Sertões é a primeira casa da SAS Brasil. Começamos em 2013 e ainda hoje seguimos juntos, levando acesso à saúde especializada para populações em regiões remotas. O Sertões, em especial, é um dos momentos mais aguardados por que é a nossa principal ação, em que movemos dezenas de voluntários de diversas regiões do país para acolher milhares de pessoas".
Tesouros naturais
O Sertões se mantém fiel à tradição de destacar tesouros naturais do país ao longo de seu percurso. Na 33ª edição, aliás, eles são vários. A começar pelo Rio São Francisco, que encontra a caravana em Januária e segue a seu lado até Alagoas - seus afluentes, inclusive, estão presentes já em Unaí.
Ainda em Januária, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu impressiona pela riqueza de seus sítios arqueológicos. Ao longo de seus 56.500 hectares se espalham cerca de 140 grutas e cavernas com formações rochosas milenares, cuidadosamente esculpidas pela ação da natureza. Na Gruta do Janelão, por exemplo, está a a maior estalactite conhecida do mundo, a Perna da Bailarina. A área conta ainda com um importante registro protegido dos biomas do Cerrado e Caatinga e é sede do povo indígena Xakriabá.
Unaí também conta com uma variedade de cavernas e grutas que registram manifestações de arte ancestral datadas de aproximadamente 4.500 anos. Cachoeiras como as da Vereda Funda, Pindaíba e Poço Verde são outra atração natural.
O Sertões em Minas Gerais
Minas está presente no roteiro do Sertões desde a primeira edição (1993), quando, aliás, a caravana passou por Januária. Unaí também está de volta, depois de receber competidores e equipes por três ocasiões (2000, 2001 e 2010). Ao todo, esta será a 15ª passagem pelo estado.

Histórico
1993 - Itajubá / Belo Horizonte / Januária
1994 - Itajubá / Ouro Preto / Diamantina / Montes Claros
1995 - Juiz de Fora / Diamantina / Taiobeiras
1996 - Diamantina / Taiobeiras
1997 - Varginha / Belo Horizonte / Montes Claros
1998 - Uberlândia
1999 - Cássia / Patos de Minas
2000 - Alfenas / Pirapora / Unaí
2001 - Patos de Minas / Unaí
2002 - Diamantina / Janaúba
2010 - Unaí
2014 - Paracatu / São Francisco / Diamantina / Belo Horizonte
2020 - travessia da Serra da Canastra na etapa Mogi-Guaçu (SP) / Brasília (DF)
2024 - travessia da região do Chapadão Central na etapa Formosa (GO) / Formosa
Dimensão social e ambiental
Sob o guarda-chuva do Instituto Sertões, o rally também é palco de uma série de iniciativas sociais e ambientais, desenvolvidas para proporcionar um legado duradouro às comunidades atravessadas. Há 12 anos, a organização social SAS Brasil, nascida junto à competição, oferece atendimento médico multidisciplinar por meio de uma equipe de voluntários. Com a ajuda de uma estrutura móvel que inclui carretas equipadas com consultórios e aparelhagem para exames, além de ações de telemedicina, o trabalho ajuda a reduzir e, em muitos casos, zerar as filas de atendimento do SUS em diferentes especialidades. Um dos destaques é o projeto Ver Magia, que mapeia crianças estudantes da rede pública e fornece óculos para ajudá-los a conquistar qualidade de vida e melhorar seu desempenho escolar e capacidade de aprendizagem. No 33º Sertões, a estimativa é de que 20 mil atendimentos sejam feitos no total.
Também na área da saúde, o Projeto Carência Menstrual atua para modificar uma triste realidade. Levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que quatro a cada 10 estudantes brasileiras faltam à escola na rede pública durante o período menstrual por não contarem com absorventes. A iniciativa busca arrecadar e distribuir produtos de higiene menstrual, como absorventes, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes têm dificuldade de acesso a esses itens essenciais. Outro aspecto importante é a conscientização e a educação por meio de encontros e palestras que ajudam a desmistificar o tema e a trabalhar o empoderamento feminino.
Os alunos de escolas públicas das cidades anfitriãs do Sertões participam do Concurso de Artes Sertões em que, através de redações e desenhos, expressam sua visão sobre um tema ligado à sustentabilidade, à importância da preservação e o cuidado para o futuro do planeta. Ainda no campo da formação dos cidadãos do futuro, o Projeto Educação Financeira, promovido pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), atua na formação de educadores valendo-se de jogos de tabuleiro e cartas que ajudam a trabalhar, de forma lúdica, as habilidades de poupar, empreender e investir.
Já o Concurso Gastronômico Sabores do Sertões estimula restaurantes e lanchonetes a desenvolver pratos especiais com ingredientes locais que são comercializados nas Vila Sertões (o espaço que recebe em cada cidade a caravana do rally) para um público que inclui pessoas de todo o país e do exterior. As criações são submetidas ao voto do júri popular e a de especialistas e os melhores são premiados com consultorias para qualificá-los a desenvolver seus negócios.
Desde 2022, uma parceria com a Conasa proporciona a doação de filtros domésticos de água de baixo custo a comunidades sem acesso a saneamento básico. Uma ação que inclui ainda cursos para qualificar lideranças locais a produzir os filtros e a entrega de mini-estações de tratamento de água a escolas.
A preocupação com o aspecto ambiental começa com a neutralização de todas as emissões de carbono geradas pelo rally - o que inclui até mesmo o deslocamento de competidores, equipes e organização a partir de suas cidades de origem. Em 2024, somando também as demais verticais do Sertões, 2.700 toneladas de CO2 foram neutralizadas, o equivalente a 21.600 m² de florestas preservadas. Além disso, todo o óleo lubrificante usado nos veículos ao longo do Sertões é recolhido pelas equipes e passa por um processo de rerrefino, ganhando novamente destinação comercial. Reciclagem também é a palavra de ordem para os resíduos sólidos gerados nas Vilas Sertões, tratados por cooperativas e entidades locais para reaproveitamento dos materiais.
A equipe do Sertões Ambiental mantém ainda o "Limpa Trilha", que se encarrega de recolher resíduos e componentes deixados pelos veículos (como pneus furados ou pedaços que se desprendem das máquinas) ao longo do percurso do rally, garantindo sua destinação correta. Outra iniciativa de destaque é o plantio de hortas pedagógicas em escolas - os alunos recebem ainda orientações sobre educação ambiental, reciclagem e tratamento de resíduos.

Matérias relacionadas

Itabirito será sede do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike dos Surdos
03/07/2025 às 12:41
Subdistrito de Mainart recebe cerca de 300 atletas em segunda etapa do Circuito Distrital
02/07/2025 às 10:40
Mundial de Clubes: Botafogo supera Flamengo em buscas globais durante fase de grupos
26/06/2025 às 16:17
Copa do Mundo de Clubes: quais times mais viajaram na fase de grupos
26/06/2025 às 15:21
Atleta marianense é destaque na 6ª Copa Interclubes de Peteca
26/06/2025 às 14:23
Deixar Um Comentário