77ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto - MG - 26/11/2024 - Transmissão Espontânea
Clique play e assista!

Samuel Gominha é novo faixa preta de Jiu-jitsu da Inconfidente Guardian’s Figth Team de Ouro Preto

Samuel foi graduado em dezembro desse ano em Telêmaco Borba (PR) e conta com patrocínios para competir nos EUA em 2024

Home » Samuel Gominha é novo faixa preta de Jiu-jitsu da Inconfidente Guardian’s Figth Team de Ouro Preto
Por Daniel Marcos Publicado em 02/01/2024, 07:27 - Atualizado em 02/01/2024, 11:15
samuel-costa- nascimento-lutador-ouro-pretano-jiu-jitsu-inconfidente-guardians- figth-team
Samuel Gominha exibe seu certificado de faixa preta de Jiu-jitsu Siga no Google News

O lutador de Jiu-jitsu Samuel Costa Nascimento, conhecido como Gominha, é ouro-pretano e se graduou faixa preta na cidade de Telêmaco Borba, (PR) em 17 de dezembro de 2023. A importante graduação foi recebida das mãos do professor Jonilson Félix (Tijela), proprietário da Academia afiliada da Gracie Barra, uma comunidade mundial de instrutores, estudantes e atletas do Jiu-Jitsu, constituída por mais de 700 escolas em seis continentes.

A viagem foi acompanhada pelos lutadores e colegas de academia Rafael Santos e Pedro Henrique.
Em Ouro Preto, Gominha é instrutor de jiu-jitsu da equipe Inconfidente Guardian’s Figth Team, afiliada da Gracie Barra Brasil, desde março de 2023. É treinador de boxe, sendo um dos membros fundadores da Federação de Pugilismo das Minas Gerais – FPMG.

Ele foi um dos fundadores da Associação de Artes Marciais de Ouro Preto – AAMOP, fundada em 2021 e que atua com várias equipes divididas em modalidades de lutas diversas.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Voz Ativa, o lutar falou do desejo de iniciar, futuramente, sua carreira no Mixed Martial Arts (MMA) ou, em português, Artes Marciais Mistas.

Como lutador de Jiu -Jitsu, aos 15 anos, Gominha se destacou como Tricampeão Brasileiro de jiu-jitsu nas etapas de Ouro Preto, São Paulo e Vitória, sendo também Bicampeão Mineiro invicto, títulos conquistados ainda em sua adolescência. Esteve no pódio da Copa do Mundo de Jiu-jitsu, realizada em Belo Horizonte e promovida pela Liga Brasileira de Jiu-jitsu - LBJJ, ocupando o terceiro lugar.

Na Copa do Brasil de Jiu-jitsu, promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Olímpico ficou em segundo lugar.

Evento na cidade de Telêmaco Borba, (PR) em 17 de dezembro de 2023.

Próximas competições

Gominha já está inscrito na Seletiva ADCC Trials Belo Horizonte, que ocorrerá em 02 de março de 2024, evento internacional de Jiu-jitsu com a participação dos maiores lutadores do mundo.

O competidor está otimista em relação à sua participação no torneio, e espera estabelecer parcerias de patrocínio com empresas da região. Essas empresas terão a oportunidade de destacar suas marcas no kimono de Samuel Gominha, proporcionando uma exposição significativa da marca em um cenário de alcance global, com transmissão midiática em tempo real para o mundo todo.

O lutador também ambiciona levar as bandeiras de Ouro Preto e do Brasil para o Campeonato Arizona Grapping Championship, a ocorrer nos Estados Unidos, com início no dia 03 de fevereiro de 2024. Para isso espera obter patrocínios das empresas e comércios da região.

Gominha e Minotauro

Mulheres de Luta

Gominha e o lutador de Jiu-jitsu Pedro Henrique, tiveram a iniciativa de criar o projeto gratuito Mulheres de Luta, promovido pela equipe Guardian’s Figth Team, afiliada da Gracie Barra Brasil em Ouro Preto e que visa oferecer treinamentos de defesa pessoal às mulheres da região.

Lançado em setembro de 2023, o projeto piloto começa com uma aluna que pratica jiu-jitsu e boxe. Samuel Gominha está acompanhando o progresso de Iara, residente em Mariana, e planeja expandir o programa para incluir mais mulheres. O objetivo é proporcionar conhecimentos de defesa pessoal em lutas como jiu-jitsu e boxe, abrangendo desde os princípios básicos até os avançados, especialmente para mulheres vítimas de violência.

“Nosso objetivo é garantir que as participantes aprendam técnicas de defesa pessoal e assim possam se defender nos casos de violência doméstica, mesmo assim nós destacamos a necessidade de a mulher realizar a denúncia da violência sofrida junto aos órgãos competentes do estado, como a Delegacia da Mulher, por exemplo”, explicou.

Escola Ouro-pretana de Boxe

Outro projeto importante é a Escola Ouro-pretana de Boxe, criado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes que visa promover a atividade de forma gratuita junto às comunidades e distritos de Ouro Preto, acompanhando o movimento crescente que o boxe tem alcançado no estado mineiro, nos últimos tempos. O projeto está suspenso, mas previsão de retorno em 2024.

Gominha dá aulas de jiu-jitsu na Academia Equilibuim, situada à rua dos Eucaliptos, número 01 Bauxita, Ouro Preto (MG). Os interessados em realizar doações voltadas às competições no Ariazona EUA e em Belo Horizonte podem fazê-las via Pix: CPF 08616395610 – Samuel Costa Nascimento.

Um Comentário

  1. Samuel Costa do Nascimento 03/01/2024 em 15:32- Responder

    obrigado pela postagem.

Deixar Um Comentário