Saiba como vem o Cruzeiro para a temporada 2022

Home » Saiba como vem o Cruzeiro para a temporada 2022
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 22/01/2022, 21:26 - Atualizado em 22/01/2022, 21:47
Cruzeiro Temporada 2022
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro Siga no Google News

O Cruzeiro está passando por uma revolução dentro e fora dos gramados. No dia 18 de dezembro, o ex-jogador e ídolo celeste Ronaldo Nazário fechou com a Raposa contrato para potencial aquisição de ações representativas de 90% do capital social votante e total do Cruzeiro Esporte Clube — Sociedade Anônima do Futebol (SAF), pelo clube mineiro, segundo aprovado pelo conselho.

Desde então, algumas ações deram início a essa nova etapa. Atendendo aos critérios assinados, foi organizado um comitê de transição que atuará por cerca de quatro meses para promover uma auditoria contábil, financeira e jurídica, de modo a confirmar as premissas que embasaram o acordo.

Primeiras mudanças provocadas pelo novo comando

Essa mudança do Cruzeiro para uma SAF tem a intenção de recuperar o equilíbrio financeiro e estrutural da equipe. Além disso, a nova gestão implementada por Ronaldo também gerou mudanças profundas de ordem técnica na equipe.

Treinador do clube ao longo de 2021, Vanderlei Luxemburgo chegou a acertar a sua permanência para nova temporada antes da mudança de gerenciamento. Logo depois, ele foi avisado que não ficaria em 2022. Com ele, também saíram o auxiliar Maurício Copertino, o preparador físico Antônio Melo e o auxiliar de campo Belletti.

Para o lugar do consagrado treinador, o clube trouxe o uruguaio Paulo Pezzolano, que já estava sendo cotado para assumir o Valladolid, clube administrado por Ronaldo na Espanha. Com o modo de trabalho que se alinha ao mandatário, o novo comandante está dentro da realidade financeira e já sabe como é trabalhar em uma SAF.

A mudança de gestão também precisou avaliar um pacote de contratações realizadas após o encerramento da temporada. A antiga direção acertou a chegada de 10 atletas, mas três foram descartados por Ronaldo: goleiro Jailson, lateral Pará e volante Fernando Neto.

Certamente, a principal decisão tomada pelo grupo de Ronaldo — e mais criticada pela torcida cruzeirense — foi a não renovação do contrato do ídolo, o goleiro Fábio. Em nota oficial e entrevista coletiva, Ronaldo pontuou que ofereceu um novo vínculo ao arqueiro, que não aceitou as condições. Sendo assim, a Raposa terá um novo goleiro em 2022.

Quem é o novo treinador do Cruzeiro?

Conforme informações do site especializado, Agora Esportes, Paulo Pezzolano foi o escolhido por Ronaldo para comandar a Raposa neste período de transição, visando o retorno à elite do futebol nacional. Ele chegou ao clube com uma equipe de três pessoas: o auxiliar-técnico Martín Varini, o preparador físico Gonzalo Álvarez e o analista de desempenho Matias Filippini.

Segundo nota oficial, o vínculo é válido por ano, com possibilidade de renovação. Atualmente, Pezzolano é considerado um dos melhores treinadores da nova geração na América do Sul sendo até cotado para a assumir a seleção de seu país.

Nos clubes que treinou, ele conseguiu façanhas inéditas, como o acesso com o Torque-URU em seu primeiro ano no clube e o primeiro título significativo na história do Liverpool-URU, bem como o acesso do Pachuca-MEX a Liga Continental por duas vezes.

Quem chega para reforçar o elenco da Raposa?

O Cruzeiro abriu mão do ídolo Fábio, que estava perto de completar a marca de mil jogos pelo clube. Até agora, a Raposa anunciou a contratação de Rafael Cabral, que estava atuando no Reading, da Inglaterra.

Após despontar no Santos, Cabral não conseguiu o mesmo sucesso na Europa e voltou ao Brasil para retomar a sua carreira. Ele assinou até 2024. Além dele, a Raposa está negociando o retorno de Gabriel Brazão, arqueiro formado no próprio clube mineiro.

A lista de reforços é longa, destaca para o atacante de 28 anos Edu, artilheiro da última edição da segunda divisão pelo Brusque. João Paulo fez parte do grupo do Atlético-GO no Brasileirão da Série A em 2021 e chegou sem custos. Entretanto, o principal nome é do zagueiro Maicon, 33 anos, primeira contratação divulgada pelo clube para 2022.  

Estreia em 2022 será no estádio Independência

O primeiro jogo do Cruzeiro em 2022 será na abertura do Campeonato Mineiro, a URT, dia 26 de janeiro, às 17h (de Brasília). No entanto, a Raposa atuará como mandante no estádio Independência, visto que não poderá utilizar o Mineirão.

O Mineirão está reservado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que solicitou exclusividade de uso por 15 dias visando o jogo entre a seleção brasileira e o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, dia 1º de fevereiro.

A ação foi tomada para preservar o gramado do local e promover a readequação visual para um confronto internacional. Sendo assim, nenhum jogo acontecerá no estádio antes da exibição do Brasil, na primeira Data Fifa do ano.

Deixar Um Comentário