Retrospectiva: 2019, um ano de vitórias para o esporte de Ouro Preto-MG

Esportes radicais, maratonas, artes marciais, vôlei, futebol e muitos outros. Os atletas ouro-pretanos se destacaram em várias modalidades e elevaram o nome da Cidade Patrimônio da Humanidade em 2019 tanto em competições regionais quanto nacionais.

Home » Retrospectiva: 2019, um ano de vitórias para o esporte de Ouro Preto-MG
Por Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 04/12/2019, 12:57 - Atualizado em 04/12/2019, 12:57
Foto – Montagens com atletas ouro-pretanos. Crédito – Divulgação PMOP e arquivos pessoais dos atletas. Siga no Google News

O ano de 2019 na cidade de Ouro Preto foi marcado por muitas atividades esportivas. Artes marciais, ginástica de trampolim, copa amadora de futebol, jogos de vôlei, maratonas, desafios de mountain bike e trail run e atletas ouro-pretanos em competições internacionais representaram o esportes no município. Confira os principais eventos esportivos envolvendo Ouro Preto no ano de 2019.

 Trail Run e Mountain Bike

Ouro Preto recebeu entre os dias 2 e 4 de agosto o Desafio Brou de Trail Run e Mountain Bike, um dos maiores eventos outdoor do Brasil, que contou com mais de 2 mil competidores de todo o país.

 Nos dias 24 e 25 de agosto, aconteceu o Lavras Novas TrailRun, evento de corrida de montanha que completou sua quinta edição no distrito de Lavras Novas, com o apoio da Prefeitura.

Também tivemos o atleta ouro-pretano Kilder de Melo, da equipe Clínica do Pedal Audax Team, conquistando pela segunda vez a medalha de prata no Campeonato Panamericano de Mountain Bike, desta vez na categoria Cross Country Olímpico (XCO), na cidade de Aguascalientes, no México. O ciclista Samuel Marota também venceu duas etapas da Copa Internacional de Mountain Bike: uma no município de Araxá e outra aqui em Ouro Preto. O atleta Bernardo Cruz, 5 vezes campeão brasileiro de Downhill representou Ouro Preto na prova War Horse Superodedh na China, onde voltou com a segunda colocação.

 Vôlei e Futebol

Ouro Preto também foi palco do clássico de voleibol entre Minas Tênis Clube e Sada Cruzeiro no aniversário da cidade, além do tradicional projeto Sada Vôlei que acontece na cidade desde 2018.

 A Copa Ouro Preto de Futebol Amador aconteceu mais uma vez em 2019. Com o total de 33 equipes, a competição foi mais uma vez muito disputada e o 13 de Maio sagrou-se campeão vencendo o Peñarol por 1x0.

 Artes marciais

Nas artes marciais, a Fundação Aleijadinho se sagrou campeã geral do campeonato mineiro de Judô com 33 medalhas. Três atletas portadores de deficiência da Fundação nos representaram na etapa nacional de judô no Rio de Janeiro e todos saíram vitoriosos. E para encerrar o ano, nos dias 6 e 7 de dezembro, será realizada a 3ª edição da Copa Judô de Ouro no Ginásio Poliesportivo do IFMG Campus Ouro Preto.

 A Fundação Aleijadinho também se fez presente na educação ouro-pretana com o projeto Judô na Escola, onde foram realizadas aulas da arte marcial para crianças de algumas escolas municipais da região.

Também tivemos a primeira Copa Pedro Andrade de Karatê, que ocorreu em Ouro Preto com a colaboração da Prefeitura. Ainda no karatê, dois ouro-pretanos garantiram o lugar mais alto do pódio em suas categorias na copa Sete Lagoas de Karatê.

A Prefeitura também inaugurou o espaço “capoeira e juventude”, que foi criado no intuito de contribuir para fortalecimento da identidade e a preservação da cultura da comunidade negra de Ouro Preto.

 Ginástica de trampolim

A equipe de Ginástica do Instituto Trampolim de Ouro Preto representou a cidade no Campeonato Sul Americano de Ginástica de Trampolim, que aconteceu na cidade de Paipa, na Colômbia e voltou da competição com bons resultados somando um total de seis medalhas sendo três de Ouro; duas de Prata e uma de Bronze, além de atletas do instituto que participaram das seletivas para os jogos Pan-Americanos.

Alice Gomes, que iniciou a carreira no Instituto e hoje treina no Minas Tênis, conquistou uma medalha de Bronze no Trampolim Sincronizado em abril de 2019 em Baku, no Azerbajão, e conquistou a vaga no Trampolim para os Jogos Panamericanos em Lima.

 Os atletas Lucas Nascimento e Lucas Tobias do Instituto se encontram nesse momento no Japão para competir no Campeonato Mundial de Ginástica de Trampolim.

A cidade de Ouro Preto também sediou os campeonatos estadual e brasileiro de ginástica do trampolim em 2019.

 Maratonas

As atletas ouro-pretanas Cláudia Nogueira e Flávia Adriana Silva se sagraram campeãs da ultramaratona Foz Coa Douro Trail Adventure, em Portugal, em suas respectivas categorias: maratonas de 171km e 129km. Claudia Nogueira também foi convocada para a Seleção Brasileira de Skyrunning e nos representou na cidade de Tijucas do Sul no Paraná, encarando 80 quilômetros de trilha a pé, com subida vertical de 4.100m.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto

Deixar Um Comentário