Prefeitura apoiará o Projeto Ouro Trilha entre BH e Ouro Preto

Home » Prefeitura apoiará o Projeto Ouro Trilha entre BH e Ouro Preto
Por Sabrina Pereira Publicado em 19/07/2022, 14:58 - Atualizado em 19/07/2022, 14:58
reuniao-secretaria-projeto-ouro-trilha
Reunião sobre a Ouro Trilha na Casa de Gonzaga Foto: Divulgação PMOP Siga no Google News

A Ouro Trilha é um projeto de cicloturismo entre as cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, que passará pelo leito ferroviário da antiga linha do centro, também conhecida como Ferrovia D. Pedro II. A trilha também envolve os municípios de Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima e Itabirito. O projeto foi apresentado à prefeitura de Ouro Preto no final de 2021, por uma iniciativa da plataforma THOD – Trip, Hobbies and Outdoors, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Dessa forma, prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo; Esportes e Lazer; de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico,Tecnologia e Inovação estão trabalhando no sentido de apoiar sua viabilização, em conjunto com os outros municípios.

A trilha possui 150 km de extensão, sendo que 62 km estão em Ouro Preto, percorrendo os distritos de Rodrigo Silva, Engenheiro Corrêa, Miguel Burnier, Tripuí e todas as localidades adjacentes por onde linha férrea se faz presente. Os estudos para tornar o plano viável ainda estão em andamento. A retomada das tratativas em Ouro Preto aconteceu em dois momentos: nos dias 6 e 13 de julho. A primeira reunião, de forma híbrida, na Casa de Gonzaga, contou com a presença dos idealizadores do projeto Gilberto Rodrigues Gonçalves e Bernardo Comini; da vice-prefeita Regina Braga; dos secretários de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro; de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra; e de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis. Também esteve presente João Luís Xavier Sanz, Assessor Especial da Secretaria de Esportes e Lazer.

Na segunda reunião, no dia 13 de julho, de forma remota, além dos representantes presentes na primeira reunião, também participaram os representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e dos demais municípios contemplados para tratar dos objetivos, etapas e estratégias necessárias para colocar o projeto em prática. A ideia é que a Ouro Trilha se torne um empreendimento turístico, ambiental, social, cultural e gastronômico, buscando gerar desenvolvimento sócio-econômico para os municípios envolvidos na empreitada.

Foram apresentadas as estratégias do Ouro Trilha realizadas até o momento, para além da ratificação de interesse dos municípios envolvidos, discutiu-se também a definição dos trajetos, demonstração de apoio aos grupos de ciclistas, divulgação para a imprensa e busca de apoio dos municípios ao Governo de Minas Gerais, através das Secretarias Estaduais de Cultura e Turismo e de Infraestrutura - Secult e Seinfra. As etapas necessárias para a realização da Ouro Trilha são: levantamento de dados da situação atual do leito ferroviário, análises de riscos, organização de eventos ciclísticos nos municípios para divulgação da Ouro Trilha, elaboração do projeto e captação de recursos para o planejamento da execução do Festival Ouro Trilha, que acontecerá anualmente no mês de julho.

A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro falou da importância de apoiar ações como essa. “O projeto Ouro Trilha é de imensurável importância para a cultura e o turismo em Ouro Preto. É mais uma opção de turismo e algumas ações serão desenvolvidas a partir da implementação desse projeto, como, por exemplo, o mapeamento de todas as comunidades, as manifestações culturais, as tradições e os bens culturais inseridos nesse roteiro. Algumas ações já estão em andamento aqui na Secretaria de Cultura e Turismo, como, por exemplo, a revitalização da Estação de Engenheiro Corrêa, tornando essa estação mais um ponto de cultura e um centro de atenção ao turista. Porque no trecho de Ouro Preto são 62 quilômetros que passam por comunidades muito importantes e significativas, povoados muito antigos que remontam o século XVIII. Então há várias ruínas, fazendas antigas, estações ferroviárias e os pontilhões, todos esses bens serão recuperados, dando uma consistência maior a essa rota da Ouro Trilha em Ouro Preto”, afirmou a secretária.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem acessar o perfil nas redes sociais: @thod.trip.hobbies.and.outdoors.

Deixar Um Comentário