Prefeitura de Ouro Preto visita ginásio do Instituto Trampolim

A instituição está sempre aberta à comunidade para a prática esportiva orientada, com profissionais sérios.

Home » Prefeitura de Ouro Preto visita ginásio do Instituto Trampolim
Por Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 02/02/2021, 17:05 - Atualizado em 02/02/2021, 17:09
Instituto atende em torno de 200 crianças e jovens ouro-pretanos. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

“Além de ajudar na formação de bons cidadãos, formamos grandes atletas e profissionais. Muitos de nossos ex-alunos ingressam na faculdade, no curso de Educação Física, o que contribui para a mão de obra local”, ressalta Edson Adriano, professor e presidente do Instituto Trampolim – projeto social que atende a crianças e jovens de Ouro Preto e região através da prática de ginástica.

Sabendo da importância social da instituição, a atual gestão visitou na manhã de sexta-feira, 22 de janeiro, o Instituto, para estar próximo aos projetos dos quais é parceira. Uma das primeiras ações da Secretaria de Esportes e Lazer foi a reativação da luz no Ginásio onde os atletas treinam. “Somos e vamos continuar sendo parceiros do Instituto haja vista que o trabalho feito aqui é de cunho social”, ressaltou o secretário da pasta, Wagner de Mello. Ele também reforçou a atuação imediata da Prefeitura. “Logo que tomamos posse, ficamos cientes da falta de energia elétrica por dois meses e, com dois dias consertamos a fiação que estava com problemas”.

De acordo com o presidente, Edson Adriano, a Prefeitura é a principal parceira. “Além do incentivo financeiro, treinamos no ginásio cedido pela PMOP no Caminho da Fábrica”. Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas no período de quarentena, lembrando que foi necessário implantar um sistema de aulas online. “Em outubro, reabrimos apenas para os alunos mais velhos, treinando no escuro por dois meses”, disse.

Atualmente o Instituto atende em torno de 200 crianças e jovens. Na pandemia, os atletas principais participaram todos os dias de treinos virtuais com a Confederação Brasileira de Ginástica, oferecidos por técnicos brasileiros e da instituição.

Um dos atletas destaque é Lucas Júnior Tobias, de 21 anos, que integra a Seleção Brasileira elite de Ginástica de Trampolim. Ele, que participa do projeto desde os oito anos, disse que nunca ficou tanto tempo sem treinar. “Foi muito difícil, mas desde o início eu continuei os treinos em casa para manter o físico legal para que eu pudesse retornar aos treinos da melhor forma possível”, disse.

Lucas Júnior Tobias é um dos atletas de destaque Instituto Trampolim. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Estácio Fonseca, ex-presidente e atual coordenador técnico, já atua no Instituto há quatro anos. Para ele, 2020 “foi um ano perdido para os alunos, porque a evolução da idade e ficar parado atrapalha no rendimento do atleta. Para voltar foi difícil, perde-se a coordenação, a percepção do corpo no espaço e é um trabalho muito lento”, ressaltou.

Em novembro, Lucas foi convocado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para ir a Portugal e treinar junto com a seleção brasileira por um mês. “Foi muito gratificante estar lá com eles, agregou muito na minha carreira e me motivou ainda mais para chegar bem e conseguir bons resultados nas competições nacionais e internacionais desse ano de 2021”, enfatizou Lucas, que sonha em participar das Olimpíadas 2024. “Vou treinar muito para conseguir uma vaga”.

Vale ressaltar que o Instituto Trampolim é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e todo dinheiro arrecadado é disponibilizado para a formação dos alunos através da atividade física e do esporte. A instituição está sempre aberta à comunidade para a prática esportiva orientada, com profissionais sérios. Quem quiser conhecer, participar ou ajudar, pode entrar em contato pela página do Instituto no facebook, ou ir até o ginásio, na antiga Fábrica de Tecidos (Caminho da Fábrica).

Atletas do Instituto Trampolim vão cada vez mais longe e elevam o nome de Ouro Preto. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Deixar Um Comentário