Parceria entre Fundação Aleijadinho e empresa siderúrgica leva “Projeto Judô de Ouro” a Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto-MG

A aula inaugural do Projeto “Judô de Ouro” acontece no dia 30 de maio, às 12h, na Escola Municipal Monsenhor Rafael.

Início » Esporte » Parceria entre Fundação Aleijadinho e empresa siderúrgica leva “Projeto Judô de Ouro” a Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 16/05/2019, 18:57 - Atualizado em 04/07/2019, 23:23
Dentre outras questões, o projeto visa contribuir com diminuição da evasão escolar e com a formação integral dos alunos participantes”. Crédito-ASCOM/PMOP.

“A prática esportiva é um instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral do indivíduo na sociedade. Baseado em regras e disciplina, a filosofia do judô, com seus princípios pedagógicos e simbólicos, contribui com a formação do cidadão por meio valores que vão além dos tatames”, explica o professor Carlos Simões, da Fundação Aleijadinho.

Atentas à filosofia do esporte e sua aplicação na vida das crianças, a Fundação Aleijadinho, em parceria com uma empresa do ramo siderúrgico e o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Esporte de Ouro Preto, lança no dia 30 de maio, a partir das 12h, a aula inaugural do Projeto Judô de Ouro na Escola Municipal Monsenhor Rafael, distrito de Ouro Preto (MG).

Esporte e Cidadania

O Esporte e Cidadania “Judô de Ouro” é uma ferramenta de inclusão social através do esporte, promovida e coordenada pela Fundação Antônio Francisco Lisboa “O Aleijadinho”. O projeto visa à criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver, através do esporte, o seu potencial como pessoas e cidadãos.

O projeto já atende aproximadamente 270 crianças e dois polos, Ouro Preto e Santa Rita.

Ferramenta de inclusão social

Carlos Simões explica que Miguel Burnier, onde se pretende instalar o núcleo do projeto, se encontra em condições de risco e vulnerabilidade social “A instalação de um projeto social atrelado à escola se torna uma importante ferramenta de transformação social e disseminação de conceitos de cidadania junto às crianças e jovens da região. Além disso, o projeto pode contribuir com diminuição da evasão escolar e com a formação integral dos alunos participantes do projeto”.

“O projeto também visa cooperar com o processo de educação geral da comunidade, voltado para a formação de cidadãos conscientes, tendo por base o desenvolvimento da personalidade, da criatividade, das aptidões e da capacidade física e mental em todo o seu potencial, calçada no respeito aos direitos humanos e nas liberdades fundamentais, preparando a criança e o adolescente para assumirem vida digna e responsável em sociedade”, finaliza o Sensei.

Comentar com o facebook

Deixar Um Comentário

Parceria entre Fundação Aleijadinho e empresa siderúrgica leva “Projeto Judô de Ouro” a Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto-MG2019-07-04T23:23:33-03:00

Send this to a friend