Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ufop formam consórcio para ações na área de esportes

Em se tratando de investimentos, itabirito lidera o ranking, com 9 milhões anuais. Mariana fica em segundo lugar, investindo 8 milhões. Já Ouro Preto, destina 2 milhões de reais anualmente em esportes.

Home » Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ufop formam consórcio para ações na área de esportes
Por Daniel Marcos Publicado em 17/05/2023, 17:26 - Atualizado em 18/05/2023, 11:26
Foto — Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

No dia 11 de maio/23, o secretário de Esportes de Ouro Preto (MG), Wagner de Melo, participou de uma reunião sobre o consórcio e concedeu uma entrevista ao Jornal Voz Ativa, revelando detalhes da iniciativa. O consórcio, pioneiro na região, foi proposto pelo professor Bruno Ocelli, do curso de Educação Física da Ufop, aos secretários de esportes de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, visando ao compartilhamento de decisões voltadas às políticas públicas e sociais relacionadas ao esporte.

O secretário expressou sua visão positiva em relação à parceria, destacando os benefícios que poderão ser alcançados por meio do trabalho conjunto das três cidades vizinhas. “Uma das vantagens esperadas é a melhoria do orçamento destinado ao esporte na região, possibilitando a captação de recursos junto ao Estado e ao Governo Federal, além do aumento dos investimentos em cada prefeitura”. Wagner enfatizou que “as cidades poderão adquirir materiais esportivos com custos reduzidos por meio de aquisições conjuntas”.

Além disso, segundo o secretário, está prevista a criação de um circuito regional para a realização de torneios e campeonatos, envolvendo atletas das três cidades, com o apoio técnico do Curso de Educação Física da Ufop. O Secretário ressaltou que “Ouro Preto possui carência de eventos esportivos voltados para o turismo e que o consórcio propõe a criação de um calendário unificado de eventos, abrangendo modalidades como xadrez, dama, ginástica, atletismo, futebol, basquete, artes marciais, entre outras”.

Foto — Wagner de Melo, secretário de Esportes de Ouro Preto. Crédito - Daniel Marcos / JVA.

Ainda segundo o titular da pasta, para concretizar todas essas ações, um grupo de trabalho será formado ainda nesta semana, visando deliberar sobre as medidas necessárias para a efetiva formação do consórcio. Melo disse estar confiante de que essa parceria impulsionará o desenvolvimento esportivo na região e promoverá benefícios significativos para as três cidades envolvidas.

Compare os orçamentos para o esporte nos municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto

Cada cidade submete à sua respectiva câmara municipal uma proposta de orçamento baseada em estimativas de receita, que é votada no final do ano e passa a valer no ano seguinte. Essas estimativas incluem os repasses feitos pela União (Governo Federal) e pelo Estado.

A Constituição estabelece que, no orçamento anual, as prefeituras devem investir no mínimo 15% em saúde e 25% em educação. No entanto, a alocação de recursos para o esporte é uma prerrogativa das prefeituras e vereadores, não havendo um percentual mínimo definido por lei federal.

No que diz respeito aos investimentos em esportes, os números revelam diferenças entre os municípios. Itabirito, liderando a lista, destina anualmente um montante de 9 milhões de reais para o setor. Mariana ocupa a segunda posição, investindo 8 milhões de reais, enquanto Ouro Preto destina 2 milhões de reais em esportes.

Essas cifras destacam a importância dada por cada município ao desenvolvimento esportivo e evidenciam suas prioridades na alocação de recursos. A discussão sobre os orçamentos para o esporte é essencial para serem estabelecidas políticas efetivas e o crescimento das atividades esportivas nas respectivas cidades.

Foto — Reprodução. Crédito — Ane Souz.

O professor de Educação Fisica da Ufop, Bruno Ocelli foi quem idealizou a ideia do consórcio. Ele explicou que a iniciativa busca garantir o acesso ao esporte. “Essa união das três cidades com a Ufop tem potencial para fortalecer e legitimar demandas regionais compartilhadas entre os municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto. A Escola de Educação Física atua como interlocutora técnica do processo, com vistas à gestão do Consórcio, tão logo seja implementado”. Informou Bruno.

Deixar Um Comentário