- Resumo IA
• Pelé visitou Ouro Preto em 1995 como Ministro dos Esportes.
• Foi recepcionado pelo prefeito Angelo Oswaldo.
• A visita teve forte foco social, destacando o Projeto Sorria.
• Pelé conheceu a unidade pioneira do Projeto Sorria.
• A Fundação Sorria promove saúde bucal e inclusão social.
• Pelé é reconhecido como o “Atleta do Século”.Observação: O resumo é gerado por IA e revisado pela redação.

A história de Ouro Preto é repleta de momentos marcantes, e um dos capítulos mais emblemáticos do esporte e da cidadania na antiga capital mineira completará três décadas nos próximos anos. Em 27 de outubro de 1995, o município recebeu a ilustre visita de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Na época, o eterno Rei do Futebol cruzava o país em uma nova missão: ele ocupava o cargo de Ministro dos Esportes durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em solo ouro-pretano, Pelé foi recepcionado pelo prefeito Angelo Oswaldo, que exercia o seu primeiro mandato à frente do poder executivo municipal.
Mais do que uma visita protocolar de Estado, a agenda do Ministro dos Esportes em Ouro Preto teve um forte cunho social. Um dos momentos mais marcantes daquela data foi a passagem do Rei do Futebol pelo bairro Santa Efigênia.
No local, Pelé fez questão de conhecer de perto a unidade pioneira do Projeto Sorria. O craque foi recebido pelo Dr. Aluísio Drummond e por toda a equipe da Fundação Sorria, que apresentaram as instalações e o modelo de atendimento que já se tornava referência na região.
O resgate desse registro histórico não apenas homenageia o maior atleta de todos os tempos, mas também joga luz sobre o impacto duradouro de instituições locais.
Há décadas, a Fundação Sorria desenvolve um papel fundamental em Ouro Preto. O projeto é amplamente reconhecido pelo trabalho contínuo na promoção da saúde bucal e no fortalecimento da inclusão social, transformando a realidade de milhares de crianças e jovens da comunidade de forma humanizada.
Falar sobre Pelé é falar sobre a própria história do futebol mundial. Eleito o “Atleta do Século” e reconhecido globalmente como o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento transformou o esporte em arte, a camisa 10 em um manto sagrado e o Brasil na maior potência do futebol.






















