27ª Reunião Ordinária de 2025
Clique play e assista!

Jogador assume orientação sexual e coloca preconceito em evidência no esporte com exclusão do time

Dias após se declarar gay, o atleta perdeu espaço em seu time e não foi convocado para jogar na seleção da República Tcheca.

Home » Jogador assume orientação sexual e coloca preconceito em evidência no esporte com exclusão do time
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 10/04/2023, 09:50 - Atualizado em 10/04/2023, 09:50
Foto – Jakub Jankto. Crédito – Reprodução Instagram. Siga no Google News

O jogador de futebol Jakub Jankto, meia da seleção tcheca e do Sparta Praga, ganhou espaço na mídia mundial ao se tornar o primeiro jogador de futebol a assumir sua orientação sexual publicamente. Infelizmente, devido aos preconceitos ainda existentes e a intolerância social, na verdade, ele está sofrendo com as consequências dessa declaração. Um levantamento do UOL Esportes revelou que, vários dias após se declarar gay, o atleta perdeu espaço em seu time e não foi convocado para jogar na seleção da República Tcheca, nos dois primeiros compromissos do ano, contra Polônia e Moldávia. Além disso, Jankto segue no banco de reservas do Sparta Praga. 

O futebol é um esporte estruturalmente machista e homofóbico, apresentando uma série de hábitos naturalizados. Os apelidos pejorativos, dados pelos torcedores dos principais times de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro, são exemplos disso. Para ofender aos rivais, os torcedores atleticanos chamam os cruzeirenses de “marias” e os torcedores cruzeirenses  chamam os atleticanos  de “ frangas”. As denominações são usadas pelas torcidas como depreciação do rival, estereotipando tal clube e sua torcida como frágeis e afeminados.

Recentemente, Richarlyson, ex-jogador do São Paulo e do Atlético-MG, se assumiu bissexual e se tornou o primeiro ex-atleta do futebol brasiliero a admitir que já se relacionou com homens. Outros famosos atletas do esporte já assumiram sua orientação sexual, como o futebolista Jake Daniels, o ex-atleta de basquete da NBB (Novo Basquete Brasil) Jefferson Campos, o boxeador Orlando Cruz , o atleta de vôlei olímpico Douglas Souza e o medalhista olímpico Diego Hypolito

Em entrevista ao portal UOL, Diego Hypolito, por exemplo, falou abertamente sobre o tema. Ele revelou ter sofrido muito preconceito pela sua sexualidade e revelou ter escondido para que pudesse alcançar seu objetivo de ser um medalhista olímpico. “Eu tinha o sonho de conseguir uma medalha olímpica e faria tudo para chegar lá, até esconder quem eu era. Eu tinha certeza que se um dia eu saísse do armário, publicamente, perderia patrocínios e minha carreira seria prejudicada” afirmou.

Se assumir  LGBTQIAP+ já é, por si só, um ato de coragem e, dentro do esporte, isso é ainda mais difícil. As pessoas podem ser prejudicadas e perderem suas carreiras, simplesmente, por amar iguais e serem quem são. No entanto, atletas e celebridades que se assumem e lutam para viver em um mundo mais justo se tornam inspiração para jovens passando pelas mesmas situações. É através dessas personalidades que muitos jovens persistem em seus sonhos, apesar de todo sofrimento e  discriminação. 

Infelizmente, a verdade é que ainda há um longo caminho a trilhar e muitos tabus e mitos para derrubar. Diariamente, a comunidade LGBTQIAP+ tem de provar para a sociedade sua capacidade de trabalho, superar preconceitos e deixar claro que, mesmo amando iguais, são iguais a qualquer pessoa, assim como Jakub Jankto. 

Foto - Jakub Jankto. Crédito - Reprodução Instagram.

Deixar Um Comentário