Iron biker 30 anos: competição marca o fim de semana na histórica Mariana

Mais de dois mil atletas se aventuraram nos percursos, colocando à prova seus próprios limites.

Home » Iron biker 30 anos: competição marca o fim de semana na histórica Mariana
Por Maria Alice Pereira e Leticia Scabbiolo - Ascom PMM Publicado em 20/09/2023, 12:59 - Atualizado em 20/09/2023, 12:59
Foto — Divulgação. Crédito — Ascom PMM. Siga no Google News

Um final de semana cheio de adrenalina! Mariana recebeu nos dias 15,16 e 17, a 30ª edição da maior prova de mountain bike da América Latina: o Iron Biker Brasil. Foram três dias de festa e dois de competição que trouxeram uma dose extra de competição, diversão e música para a Primaz de Minas.

Ao todo, mais de dois mil atletas se aventuraram nos percursos de 80km e 65 km, entre trilhas desafiadoras, além de trechos urbanos e rurais que colocaram à prova a preparação dos atletas.

Toda a agitação da disputa começou no sábado, a primeira largada aconteceu às 8h da manhã, na Praça Gomes Freire. Ali, os atletas já começaram a sentir o gostinho do desafio que seria a 30º edição, e às 08:45H a galera do percurso B também partiu para competição.

Força e superação foram as palavras usadas pelos atletas para definir o sábado de prova, com percurso pesado, com subidas duras, barro e mata fechada. Juliano Neves, atleta marianense, campeão na categoria e-mtb, fala da dificuldade do percurso: “A prova foi bem legal e animada, oscilando entre desafiadora e divertida. Percurso um pouco duro, o calor acaba atrapalhando um pouco. Mas é isso, cheguei inteiro e preparei que amanhã tem mais.” Concluiu.

Durante a tarde de sábado, o público curtiu muito rock com a banda Gritta e Paulinho Penteado, e a noite, João Bosco e a orquestra de Ouro Preto envolveram o público com sua melodia marcante.

O domingo começou também com disputa, a largada do percurso A e B, agitaram a manhã e todo público que estava presente. Enquanto os participantes desbravaram as belezas de Mariana e dos distritos, o público na Praça Gomes Freire pôde conhecer e se emocionar com a história de José Ilson Jr, natural da cidade de Cambuí, sul de Minas. Grande atleta e destaque no MTB nacional, viu sua vida mudar em 2016, no auge da sua carreira, quando um acidente o tirou das pistas e o levou para cama. Com diagnóstico de tetraplegia, Ilsinho, como é conhecido, contou um pouco sobre sua trajetória e superação através do esporte.

Após o show da banda Vulgo, os destaques de dois dias de competição foram coroados. Na categoria masculina, o vencedor da segunda etapa foi o itabiritense, Lúcio Otávio, mas o resultado não foi o suficiente para alcançar o primeiro lugar. O título ficou com o estreante Luis Miguel Campos, natural de Maria da Fé (MG).

Já na categoria feminina, Lorena Rachel não conseguiu aproveitar a vantagem obtida no primeiro dia de competição por conta de problemas na bicicleta. Com isso, Aline Mariga e Liege Walter travaram uma dura disputa pela conquista da trigésima edição. A atual campeã do Iron Biker Brasil, Aline Mariga, conquistou o bicampeonato com uma pequena diferença.

Liege Walter, segunda colocada, fala sobre a superação no segundo dia de prova: “O trajeto de hoje foi um pouco mais tranquilo que o trajeto de ontem. Tive um problema mecânico ontem, e como é a soma de tempo dos dois dias, hoje estava difícil de recuperar mas resisti. A prova só termina na linha de chegada, dei o meu melhor e finalizei em primeiro na etapa de hoje, na somatória vai dar o segundo ou terceiro. Estou feliz de estar no pódio do Iron Biker e representar Mariana novamente!”, afirmou, a vice campeã da elite feminina. A atleta marianense participa da competição desde 2007.

Confira a classificação final em: https://tionline.net.br/resultados

A 30º edição do Iron Biker, trouxe muitas surpresas, emoção, superação e a revelação de novos atletas promessas do mtb, no final, parece que um fim de semana foi pouco para viver tantas emoções. Mal podemos esperar o que a edição de 2024 nos reserva!

E atenção atletas, já estão abertas as inscrições para o Iron Biker 2024. Ação beneficente! Os atletas participantes do Iron Biker Brasil 2023, deram um show de empatia. A 30º edição do evento, arrecadou mais de 4 toneladas de alimentos. A ação, realizada desde 1993, tem como intuito promover a solidariedade: cada atleta inscrito faz a doação de 2kg de alimento não perecível. Tudo que foi arrecadado será doado às instituições filantrópicas do município e famílias carentes.

Deixar Um Comentário