Inconfidentes Rugby inicia projeto social “Ser – Socialização, Educação e Rugby” em Ouro Preto-MG

Projeto é aberto a crianças e adolescentes da cidade e visa disseminar o esporte e seus valores na cidade.

Home » Inconfidentes Rugby inicia projeto social “Ser – Socialização, Educação e Rugby” em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 04/10/2018, 09:29 - Atualizado em 02/07/2019, 01:00

Imagem-Divulgação/Reprodução
Crédito-Inconfidentes Rugby

Teve início nesta terça-feira (2), o projeto social SER – Socialização, Educação e Rugby – idealizado e desenvolvido pelo Inconfidentes Rugby. O projeto visa disseminar o rugby e seus valores em Ouro Preto e região, além de possibilitar as crianças e adolescentes da região dos Inconfidentes uma maior socialização e integração, através da educação e do esporte.

O projeto conta com a parceria das escolas da cidade história de Ouro Preto e região, com apoio dos educadores físicos, possibilitando um primeiro contato dos alunos com o esporte. A primeira escola selecionada para a parceria foi a Escola Estadual Desembargador Horário Andrade, que gentilmente cedeu alguns minutos das aulas de Educação Física dos alunos no decorrer da semana.

Nós conversamos com Rodrigo (Rods), atleta do Inconfidentes e um dos instrutores do Projeto SER. Confira como foi nosso bate-papo:

Rodrigo, fale um pouco sobre o Projeto SER

O Projeto SER é uma ação junto a escolas de Ouro Preto e região, tendo em vista a disseminação do esporte e seus valores, através de treinos  para crianças e adolescentes. O foco é apresentar o rugby e o Inconfidentes, sempre junto aos professores, aprendendo com todo o processo.

Como surgiu a ideia do projeto?

O projeto veio devido ao nosso desejo constante de fomentar o rugby em Ouro Preto. Para esse fim, sabemos que é fundamental estar presente entre os mais jovens e, estreitando laços que já tínhamos com profissionais de educação física e escolas, trabalhamos em conjunto para elaborar uma atividade de longo prazo para crianças, adolescentes e jovens da região.

O projeto será executado somente nas escolas, nos horários das aulas de Educação Física?

Não. A ideia é utilizarmos um pouco do tempo de aula (10/15 minutos), para “quebrar o gelo”, conhecer um pouco do cotidiano das escolas de Ouro Preto e divulgar a segunda etapa do projeto: As aulas específicas para crianças e jovens, que acontecem  em horário extraclasse, em nosso campo.

Quais serão os horários das aulas extraclasse e onde elas ocorrerão?

Terças e quintas, às 19h, no Campo da Barra. As aulas são abertas e grátis, para meninos e meninas.

 Haverá restrição de idade para participação nas aulas do projeto?

Começaremos a trabalhar com a faixa de 12 até 19 anos, dividindo em grupos se necessário. Vamos abranger ao máximo, dentro das nossas possibilidades, para depois aumentar.

Será feita algum tipo de capacitação com os professores de Educação Física para que eles possam apoiar o projeto?

É uma troca de conhecimento constante entre nós e os professores. Podemos contribuir com o que aprendemos com nossa experiência no esporte e esperamos aprender muito sobre ensino, didática e tudo o que for possível. Além disso, existe a possibilidade de oferecer cursos oficiais para os professores parceiros. O apoio dos profissionais é fundamental! E esperamos aprender muito!

O projeto será feito apenas em escolas ou haverá algum tipo de ação com associações de bairro e outras instituições?

É importante frisar que o projeto é aberto para todas as crianças e adolescentes da cidade! As escolas surgem como parceiras, possibilitando o contato com os estudantes, mas nunca restringindo a ação.

Haverá uma formação continuada da criança/adolescente após o início da participação no projeto?

O nosso objetivo é continuar com o trabalho após esse primeiro contato, continuando com os treinos e progredindo, para quem sabe estabelecer a categoria juvenil do Inconfidentes.

Quais serão as escolas participantes/parceiras neste início de trabalho?

Com o lema “VENHA SER INCONFIDENTES RUGBY”, o Inconfidentes Rugby, uma das melhores equipes do estado e formadora de atletas que com passagens pelas seleções mineira e brasileira, convida a todos para participarem das aulas gratuitas.

As aulas ocorrerão as terças e quintas, a partir das 19hrs, no Campo da Barra, em Ouro Preto-MG, e são abertas a qualquer pessoa, de qualquer sexo, a partir dos 12 anos de idade.

Venha para o rugby, venha SER Inconfidentes Rugby!

Deixar Um Comentário