‘Fundo para a Infância e Adolescência’ é um dos parceiros da Fundação Aleijadinho

Com o recurso do FIA, a Fundação Aleijadinho desenvolve projetos sociais. Cerca de 450 crianças e adolescentes são diretamente beneficiados pelos programas.

Início » Esporte » ‘Fundo para a Infância e Adolescência’ é um dos parceiros da Fundação Aleijadinho
Por João Paulo Silva Publicado em 12/11/2019, 18:13 - Atualizado em 12/11/2019, 18:13
Cerca de 450 crianças e adolescentes são diretamente beneficiados com os recursos do FIA. Crédito-Fundação Aleijadinho.

Você sabia que o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é um dos parceiros da Fundação Aleijadinho? Com o recurso do FIA, a Fundação Aleijadinho desenvolve os projetos sociais “Esporte e Cidadania - Judô de Ouro” e “Fundação Expansão”. Cerca de 450 crianças e adolescentes são diretamente beneficiados por esses programas.

Fundo para a Infância e Adolescência

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento criado em 1994 que funciona como um suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente. É gerido pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os recursos são aplicados em projetos sociais, projetos de pesquisa ou ações que ajudam crianças e jovens em situação de risco. No entanto, muitas empresas e pessoas ainda não sabem que parte do imposto de renda a ser pago pode ser destinado ao Fundo.

Décima edição do Café com FIA

Com o propósito de divulgar essa ideia e esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ouro Preto realizará no dia 13 de novembro, das 8h00 às 12h00, no Paço da Misericórdia, a 10ª edição do Café com FIA.

O evento, promovido pelo CMDCA em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, além do lançamento da campanha de arrecadação de doações para o FIA 2020, visa apresentar os projetos apoiados e os valores repassados às entidades nos últimos cinco anos, além de certificar pessoas físicas e jurídicas amigas da criança e do adolescente de Ouro Preto.

Retomada do evento

O ‘Café com FIA’, que acontecia tradicionalmente todos os anos, deixou de ser realizado em 2014, mas retorna agora, em sua 10ª edição, para apresentar os resultados dos projetos realizados com os recursos arrecadados, reconhecer as empresas que mais contribuem para a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens do município e, ao mesmo tempo, informar a população sobre as características deste mecanismo que permite a doação de 1% do Imposto de Renda devido pelas empresas. Pessoas físicas também podem ser colaboradoras, destinando até 6% do Imposto de Renda devido para aplicação no Fundo. A dedução ocorre da mesma forma que as despesas efetuadas com saúde, educação, dependentes e pensão alimentícia.

Abaixo você confere mais detalhes dos projetos da Fundação Aleijadinho beneficiados com os recursos do FIA.

Esporte e Cidadania Judô de Ouro

O Projeto Social "ESPORTE E CIDADANIA JUDÔ DE OURO" é uma ferramenta de inclusão social através do esporte. Visa à criação de condições e oportunidades para que todas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver, através do esporte, o seu potencial como pessoas e cidadãos. Vale ressaltar que dentro do Projeto temos o JUDÔ PARA TODOS, UM IPPON NO PRECONCEITO, destinado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE).

Fundação em Expansão

O projeto leva aos alunos de escolas públicas de Ouro Preto e distritos a oportunidade de participar dos cursos de artesanato e desenho, adquirindo técnicas com materiais capazes de serem transformados em verdadeiras obras de arte; tem como objetivo principal de atiçar a criatividade e a habilidade dos jovens e adolescentes de comunidades, tornando-os capazes de produzir com as próprias mãos objetos com beleza.

Como uma alternativa cultural e social, o Fundação em Expansão irá promover uma curiosidade e um interesse por parte dos jovens pela arte, mostrando que eles podem traduzir o que sentem através das peças que criarão, desenvolvendo suas habilidades e talentos, aguçando sua criatividade, pois o trabalho manual necessita de um estímulo vigoroso e pertinaz para se desenvolver.

Mais detalhes

Quem quiser saber mais detalhes sobre as características do Fundo e os projetos sociais que são viabilizados com os recursos, basta comparecer ao “10º Café com FIA”, nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, das 8h00 às 12h00, no Paço da Misericórdia (R. Padre Rolim, 344, Centro, Ouro Preto), ou entrar em contato direto com o CMDCA Ouro Preto pelo telefone 3559-3289 (e-mail: [email protected]). (Com informações da Prefeitura Municipal de Ouro Preto).

Foto-Arte reprodução.

Comentar com o facebook

Deixar Um Comentário

‘Fundo para a Infância e Adolescência’ é um dos parceiros da Fundação Aleijadinho2019-11-12T18:13:08-03:00

Send this to a friend