Em parceria com a Fundação Aleijadinho, escola de Santa Rita de Ouro Preto-MG lança projeto esportivo

A aula inaugural do Projeto “Judô na Escola” acontece no dia 16 de abril, às 8h30min, na Escola Estadual José Leandro.

Home » Em parceria com a Fundação Aleijadinho, escola de Santa Rita de Ouro Preto-MG lança projeto esportivo
Por João Paulo Silva Publicado em 10/04/2019, 17:05 - Atualizado em 03/07/2019, 23:06

Reconhecendo o esporte como meio para a formação do cidadão será utilizada uma abordagem humanista, onde trocas sociais serão favorecidas
Crédito-Divulgação/Fundação Aleijadinho

A prática esportiva é um instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral do indivíduo na sociedade. Baseado em regras e disciplina, a filosofia do judô, com seus princípios pedagógicos e simbólicos, contribui com a formação do cidadão com valores que vão além dos tatames. Pensando nisso, a Escola Estadual José Leandro, em parceria com a Fundação Aleijadinho, Superintendência Regional de Ensino e Prefeitura Municipal de Ouro Preto, lança, no dia 16 de abril, a partir das 8h30min, a aula inaugural do Projeto “Judô na Escola”.

A cerimônia de inauguração contará com uma apresentação da atleta da Seleção Brasileira de Judô e da Fundação Aleijadinho, Tainná Mota e acontecerá no Ginásio Poliesportivo Gonzaga José Gomes de Santa Rita, distrito localizada a 30km da sede.

O sensei Carlos Simões, que atuará como professor no projeto, explica que o “Judô na Escola” busca o desenvolvimento sócio esportivo de crianças, adolescentes e jovens, baseado nos princípios da responsabilidade, dignidade e qualidade de vida. A iniciativa busca ainda o aumento da autoestima destes indivíduos através de atividades com propósito da participação.

“O judô vincula valores e normas favoráveis ao desenvolvimento de um significativo número de competências pessoais das crianças e pode ser um excelente instrumento de mudança, tal como comprovado por projetos de sucesso congêneres realizados noutros países. A própria UNESCO defende que o judô, no tempo, favorece a diminuição do “bullying” entre crianças e alunos, além de melhorar a aprendizagem escolar e o desenvolvimento pessoal e social da criança, contribuindo para a fixação do aluno à escola”.

Ainda de acordo com Simões, o judô por ser “uma modalidade desportiva com um valor pedagógico inegável, é especialmente aconselhado para crianças e jovens e tem características próprias de elevado valor educativo que o distinguem de outros desportos. Tais características estão diretamente ligadas ao respeito pelo próximo, o autocontrole, a confiança, a amizade e a perseverança, valores que se adquirem naturalmente através das regras e códigos associados à modalidade”.

Complementar e simultaneamente ao desenvolvimento harmonioso global dos alunos, a prática do judô permite novas formas de trabalhar a comunidade envolvente, nomeadamente as escolas, professores e famílias.

As pré-insrições já foram abertas e o Projeto Judô na escola conta com 127 crianças e adolescentes inscritos. Para realizar as inscrições, basta procurar a direção da Escola Estadual José Leandro situada na Avenida José Leandro, 329 – Centro, Santa Rita de Ouro Preto.

Informações – (31) 3553- 3129

Para o sensei Carlos Simões, da Fundação Aleijadinho, "o judô é uma modalidade desportiva com um valor pedagógico inegável". Crédito-Arquivo pessoal.

Um Comentário

  1. Isaías Confort 11/04/2019 em 07:48- Responder

    Judô. Inegável a fala do Sensei. Como um amante da arte japonesa, desejo ver mais e mais crianças, jovens e adultos no esporte. Parabéns pelo trabalho. Ossss

Deixar Um Comentário