“Educar pelo Esporte”: Jogos finais do 1º Torneio de Futsal movimentam Mariana-MG

Home » “Educar pelo Esporte”: Jogos finais do 1º Torneio de Futsal movimentam Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 04/12/2018, 17:21 - Atualizado em 03/07/2019, 20:31

Foto-Divulgação
Crédito-Aurélio Freitas

Emoção, torcida e bola no pé foram os ingredientes que deram o toque especial às grandes finais do 1º Torneio de Futsal “Educar Pelo Esporte”, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 30, na Arena Mariana. Uma iniciativa que visa promover a prática esportiva e a competição sadia entre crianças das categorias sub-6 e sub-8. A garotada deu show de bola no pé e espírito esportivo.

O prefeito Duarte Júnior assistiu aos jogos e vibrou a cada lance decisivo. “Eu, como todos que vieram a Arena, nos emocionamos e vimos o que o esporte é capaz de fazer. Essa foi uma belíssima iniciativa que posso garantir, veio para ficar. Estão todos de parabéns”, frisou o chefe do executivo.

A arquibancada deu show a parte. Pais, amigos e convidados dos pequenos jogadores cantaram a todo o momento e incentivaram os times rumo a vitória. Claro, nem todos iriam ganhar, afinal, era uma competição. Mas os sentimentos de superação e união foram os mais comemorados. Ao todo 22 times participaram do torneio, que reuniu cerca de 210 crianças. Para fase final se classificaram oito equipes, divididas nas duas categorias já citadas.

Cláudia Aparecida dos Santos é mãe do Miguel Henrique, de seis anos. Ela diz estar feliz com a transformação que o esporte proporciona aos jovens. “Meu filho, após começar a jogar bola melhorou seu rendimento na escola e em casa. O esporte ajuda na educação, pois ensina regras, além da prática saudável”, afirma a mãe.

O grande campeão da noite foi a equipe Ed Esporte, que garantiu o lugar mais alto do pódio nas duas categorias. Mas até chegar a esse resultado os jogadores mirins precisaram de muito suor e bola no pé. E se engana quem acha que as disputas foram “coisa de criança”. Em uma das partidas, que chegou a disputa de pênaltis, foi necessária a conferência do lance através de imagens.

Renata Tassiana da Silva Oliveira conta que o filho, João Lucas, de oito anos, participa do Projeto Educar Pelo Esporte há um ano e que só vê benefícios. “Hoje as crianças estão muito voltadas para as tecnologias e deixam de aproveitar boas práticas e cuidar da saúde. O esporte ajuda, além de tudo na comunicação. Com o projeto meu filho consegue viver a vida de criança, com responsabilidade. Agradeço muito ao prefeito Du por essa oportunidade”, afirma.

O Torneio deste ano foi uma homenagem a José Silvério Horta, o Silverinho. Em Mariana ele é conhecido pelo apoio ao esporte e foi um dos responsáveis pelo futebol de base no município. Todos os finalistas receberam medalha de participação e os três primeiros lugares de cada categoria levaram para casa um troféu.

Confira a classificação:

Categoria sub-6

1º Lugar – Ed Esporte

2º Lugar – Nova Geração

3º Lugar – CVDR (Centro de Vivência Del Rey)

4º Lugar – Bom de Escola

Categoria sub-8

1º Lugar – Ed Esporte

2º Lugar – Peniel

3º Lugar – Nova Geração

4º Lugar – Educar Pelo Esporte

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Mariana

Deixar Um Comentário