27ª Reunião Ordinária de 2025
Clique play e assista!

Decisão promete ter todos ingredientes e Atlético vai em busca de feito inédito no século

Home » Decisão promete ter todos ingredientes e Atlético vai em busca de feito inédito no século
Por Rodolfo Simões Publicado em 31/03/2022, 15:50 - Atualizado em 31/03/2022, 15:50
galo-campeao-mineiro-2022
Créditos: Site oficial do Atlético. O alvinegro levantou a taça em 2020. Siga no Google News

No sábado, às 16h30, no Mineirão, Atlético e Cruzeiro medem forças na decisão do Campeonato Mineiro. Além disso, o alvinegro que foi campeão das duas últimas edições contra Tombense e América poderá alcançar um feito que ainda não ocorreu neste século. Nenhum clube mineiro conquistou o estadual por três anos seguidos nos anos 2000. O último tricampeonato foi do rival entre 1996 e 1998. O Galo, por sua vez, nunca foi tri, mas tem na sua história um pentacampeonato entre 1952 e 1956, e o hexacampeonato, entre 1978 e 1983 com o esquadrão comandado por Reinaldo & cia.

O que esperar da partida?

De um lado, haverá o Cruzeiro que vai entrar no gramado para dar a vida em campo, ao mesmo tempo, isso só tem utilidade se houver um mínimo de organização, um senso coletivo forte e um desempenho individual minimamente aceitável.

Em outra ponta, estará o Galo com seus super-heróis em mais uma batalha. Apesar disso, ressalto que a diferença técnica por si só não vence confrontos desse calibre. Por isso, os jogadores do alvinegro precisam entrar concentrados, com vontade e não podem deixar o adversário crescer ganhando as divididas.  O favoritismo é do Atlético, mas a equipe vai ter de fazer tal argumento prevalecer dentro de campo. Ou seja, os jogadores precisam mostrar a qualidade que tem e também fazer uso dos atributos citados acima, tais como: dedicação, empenho, organização e concentração.

galo-final-mineiro-2022
Créditos: Flick Atlético/ Pedro Souza. Ademir celebra o gol da vitória diante do rival.

Mesmo que o cenário indique um jogo de ataque contra defesa, podemos ter um bom espetáculo. Dessa forma, imagino que o Atlético vai ter mais a posse de bola e pressione o adversário por períodos mais longos. Contudo, o treinador cruzeirense não parece ser um treinador que abdica do ataque e o jogo também não permitirá que o rival atue desse modo.

Sendo assim, espero ver o Cruzeiro buscando situações para contra-atacar, como por exemplo, Vitor Roque atuando nas costas do Guilherme Arana. 

Arbitragem

O escolhido para apitar a decisão foi Felipe Fernandes de Lima, de 34 anos. Formado em educação física, o jovem arbitro integra a equipe de arbitragem da (FMF) Federação Mineira de Futebol, desde 2015.

Créditos: site oficial do Atlético. Otero celebra o gol da vitória contra o Cruzeiro.

Este mesmo árbitro apitou o clássico realizado na 1ª fase, em 2020, quando o Atlético bateu o Cruzeiro por 2x1.  A final de sábado também não será a primeira de Felipe, no ano passado, ele também foi o escolhido para um dos confrontos contra o América. Por isso, muitos torcedores relembram de uma entrevista pós-jogo do Hulk, na qual o camisa 7 reclamou de um cartão amarelo.

Enfim, me parece desnecessária essa pressão pré-jogo na arbitragem. O que os jogadores e torcedores do Atlético não podem fazer é justamente cair nessa pilha de arbitragem e de iniciar o jogo reclamando, pois é uma forma de mexer com o aspecto mental de um time que é claramente superior.

Torcida

A decisão em jogo único e com torcida divida pode equilibrar consideravelmente o confronto. Contudo, para aqueles que acima de tudo gostam do esporte, do espetáculo, sabe que um jogo dentro desse contexto fica mais bonito. Hoje, os estaduais não possuem o mesmo prestígio de antigamente, mas sem dúvida alguma, segue sendo um torneio que serve para apimentar a rivalidade entre os clubes de cada estado.

Deixar Um Comentário