Na última segunda-feira, dia 11 de novembro, ocorreu a entrega de homenagens aos atletas ouro-pretanos, que se destacaram em competições nacionais e internacionais em 2024. A cerimônia aconteceu no Paço da Misericórdia, e, ao todo, 59 atletas e comissões técnicas foram homenageados.
Estiveram presentes no evento o prefeito Angelo Oswaldo; o secretário de Esportes, Marco Antônio de Freitas; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, e os vereadores Renato Zoroastro e Lílian França.
Para Angelo Oswaldo, a cerimônia foi uma forma de valorizar e agradecer os atletas que representam o desporto do município em suas mais diversas modalidades. “Vocês levaram o nome de Ouro Preto a várias partes do país e do exterior. Vocês mostraram a força do esporte na cidade, que é patrimônio da história, da arte, da cultura, da ciência, mas também do esporte”, declarou o prefeito. Angelo ainda mencionou que o reconhecimento da prefeitura funciona como um incentivo para que esses atletas possam continuar trabalhando sempre pelo esporte e engajando ainda mais jovens ouro-pretanos, na sede e nos distritos.
Marco Antônio de Freitas também mencionou o esporte como uma força de transformação social, uma vez que ele é sinônimo de saúde e educação. Para ele, “é importante investir nos atletas desde a base e incentivá-los na busca pela constante evolução”.
Reconhecimento e incentivo aos atletas
André Luiz Mapa, campeão das modalidades VK e SKY do Campeonato de Corrida de Montanha Skyrunner Brazil Series 2024, mencionou que o reconhecimento engrandece o atleta e faz com que outras pessoas também tenham conhecimento acerca do esporte. O atleta destacou que a conquista gera uma vontade de alcançar o mesmo feito no ano seguinte. “Ouro Preto é o berço da montanha e eu desejo que os atletas cresçam cada vez mais com essa modalidade. Eu não consigo explicar o valor que isso tem para mim, parece que eu estou ganhando um cheque, mas na verdade, o dinheiro acaba e isso aqui fica marcado, não tem preço”, declarou o atleta.
Como símbolo da diversidade de modalidades esportivas desempenhadas em Ouro Preto, o técnico de ginástica do Instituto Trampolim de Ouro Preto, Estácio Fonseca, afirmou que as conquistas são importantes para continuar motivando os atletas a buscar cada vez mais resultados e também para que tenham vivências importantes com a troca de conhecimento com outras culturas, principalmente ao fazerem intercâmbio em outras localidades.
Em 2024, o futsal de Ouro Preto se consagrou campeão estadual de futsal masculino nos Jogos do Interior de Minas- JIMI e o time da Universidade Federal de Ouro Preto alcançou o vice-campeonato da 2ª divisão do futsal masculino nos jogos universitários brasileiros- JUBs. Emerson Silva Nascimento, integrante de ambos os times, afirmou que, “a partir das conquistas, os atletas ouro-pretanos se motivam a estar cada vez melhores nos campeonatos representando a cidade, em busca dos lugares mais altos dos pódios. Além desse reconhecimento elevar o nível do esporte que a pessoa pratica e ama, fazendo também com que mais pessoas conheçam”.
Além das modalidades já citadas, foram homenageadas as equipes do Campeonato Sul-Americano de Ginástica de Trampolim 2024, do Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim 2024, do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim 2024, a vice-campeã da categoria 57 kg a 62 kg do taekwondo feminino nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a medalhista de bronze no 17º Campeonato Mundial Chi Woo de Artesãos Marciais Chineses.
Deixar Um Comentário