6ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

9° Ginga Mariana promove encontro entre capoeiristas da região

" A capoeira começa na musicalidade (…) A capoeira nasce como uma luta de resistência". Mestre Museu

Home » 9° Ginga Mariana promove encontro entre capoeiristas da região
Por Pedro Mol - Comunicação da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer de Mariana Publicado em 30/11/2023, 10:02 - Atualizado em 30/11/2023, 13:58
Foto — 9° Ginga Mariana. Crédito — Evelin Almeida e Giovanna Thaís. Siga no Google News

A Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG) promoveu, entre os dias 24 e 25 de novembro, o 9° Ginga Mariana.

O evento, organizado pela FICAG - Mariana, reuniu alunos, familiares, mestres e professores de algumas cidades de Minas Gerais em um encontro repleto de ancestralidade, música, arte marcial e troca de conhecimento.

Estiveram presentes na edição de 2023 o Mestre Tuca e seus alunos, o Mestre Ganize (Viçosa), Mestre Capuccino (Belo Horizonte), Mestre Museu (Belo Horizonte), Contra-Mestre Leandro (Ponte Nova), Professor Capitão (Belo Horizonte) e o Professor Pica-Pau (Acaica), além de instrutores e formandos.

Com início as 8h, para café da manhã, as atividades seguiram em um concurso de musicalidade com premiação para o vencedor e um curso com o Mestre Museu, encerrando a etapa matutina.

Após um delicioso almoço para todos os presentes, houve a apresentação do Percursionista Magrão, que exibiu e falou um pouco sobre seus instrumentos de fabricação própria.

O 9° Ginga Mariana finalizou as atividades com a entrega da graduação para alguns alunos, momento esse de muita emoção, encerrando com um roda de capoeira e um bolo de aniversário para o Mestre Tuca que, coincidentemente, completava seus 40 anos.

" A capoeira começa na musicalidade (…) A capoeira nasce como uma luta de resistência". Mestre Museu

Com essas palavras, ressaltamos a importância de apoiar e incentivar a manutenção das tradições, expressões e intelectualidades das culturas afro-brasileiras.

Fotos: Evelin Almeida e Giovanna Thaís

Deixar Um Comentário