BBB21, Lucas Penteado e tortura psicológica

Depois da saída de Lucas Penteado do BBB21, o tema causou revolta nas redes sociais. Mas você sabe quais os danos causados pela tortura psicológica?

Home » BBB21, Lucas Penteado e tortura psicológica
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 08/02/2021, 07:00 - Atualizado em 08/02/2021, 14:44
Foto – O participante Lucas Penteado que deixou o programa na manhã de ontem (7). Crédito – Reprodução/Instagram Lucas Koka Penteado. Siga no Google News

Na manhã do último domingo (7), o participante do BBB21 Lucas Penteado, decidiu deixar o programa. A gota d’água para Lucas, aconteceu depois do beijo que trocou com Gilberto. Lucas acabou, mais uma vez, repreendido por participantes da casa.

Desde o começo do programa, Lucas estava sendo criticado por outros participantes depois de um desentendimento na primeira festa com Kerline, já eliminada. E, a partir daí, ele passou pelo que a psicóloga Josiane Souza explica ser a tortura psicológica.

“Tortura é este abuso exacerbado. Presenciamos várias vezes na casa a Karol Conká (cantora), uma mulher que tem depreciado o tempo todo e perseguido Lucas. Humilhação, desprezo tratar como alguém superior ao outro, com tom autoritário. Isso é tortura psicológica. Falas como: ‘você vira essa cara de bosta pra lá’, ‘você não pode comer na hora em que estou aqui’. Os danos psicológicos são graves”.

A psicóloga conta que receber um ‘tratamento’ como este, pode causar doenças psicológicas difíceis de serem tratadas e evoluir até para casos mais graves.

 “Uma pessoa quando é torturada psicologicamente, ela começa a se desculpar a todo momento de suas ações, começa a desacreditar de si mesmo, destrói a autoestima, pode levar a um quadro depressivo, ansiedade, estresse pós traumático. Em alguns casos, até suicídio”.

Além disso, segundo a profissional da saúde, esse tipo de tratamento afeta o equilíbrio emocional tão necessário para sobrevivência no mundo.

“Aos poucos uma pessoa que é atacada, ela vai sofrendo uma despersonalização lenta e implacável. Ela já não sabe mais quem ela é porque tais falas são introjetadas como uma verdade. Se eu vou ouvindo o tempo todo: ‘você é burro, você não tem valor, você não é capaz, você é inútil’ ... de tantas agressões verbais eu começo a me questionar a minha própria capacidade. Eu introjeto a fala do outro como uma verdade e começo a acreditar que eu sou aquilo que dizem que eu sou. Essa hora eu já não sei mais quem eu sou. Começo a me perguntar: eu sou o que o outro diz? O que o outro pensa? Aquilo que eu escuto o tempo todo?”.

A psicóloga alerta que todos tem que ter muito cuidado com aquilo que dizem, “porque uma fala maldita pode acabar com uma vida. E eu levanto uma reflexão: até que ponto um ser humano é capaz de ir pra fama e para o sucesso para ganhar e destruir um ser humano para ganhar algo ali? Até que ponto um ser humano é capaz de se perder ou neste programa se mostrar quem realmente é para ganhar ibope, audiência ou o milhão? Tá na hora de rever os conceitos, pensar nos valores e ter responsabilidade social. Tá na hora de ter mais empatia para se colocar no lugar do outro. Porque uma fala, pode destruir uma vida.”

Deixar Um Comentário