Vale oferece 200 vagas gratuitas para curso de iniciação profissional em Minas Gerais

Formação em Noções Básicas para Maquinistas será realizada em parceria com o Senai das regiões participantes

Home » Vale oferece 200 vagas gratuitas para curso de iniciação profissional em Minas Gerais
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 21/10/2022, 12:42 - Atualizado em 21/10/2022, 12:42
Vitória, Espírito Santo (ES), Brasil, 06/02/2019 – Unidade Tubarão – Locomotiva da Vale com vagões cheios de minério. Foto: Vitor Nogueira Siga no Google News

Moradores de Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Mariana, Ouro Preto, e Santa Bárbara e Barão de Cocais terão a oportunidade de participar do curso gratuito de iniciação profissional em Noções Básicas para Maquinistas. A qualificação é oferecida pela Vale em parceria com o Senai. São 200 vagas para Minas Gerais, e as inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 26 de outubro. 

A iniciativa faz parte do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) e será oferecido também para moradores de Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, no Espírito Santo. 

Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, morar nas cidades participantes e ter o ensino médio completo ou a ser finalizado este ano. Rosiane da Hora da Silva é maquinista há 20 anos e lembra os primeiros passos na profissão. “A minha qualificação só teve início depois que comecei a atuar na área. O surgimento de cursos como esse é uma oportunidade para quem quer se aproximar da profissão de maquinista. A dica para quem vai trilhar esse caminho é ser proativo e gostar de desafios, além de aproveitar todas as formações, porque há poucas pessoas capacitadas no mercado. O que me encanta na profissão é conduzir um trem de forma hábil e segura. É um meio de transporte robusto, com quilômetros de comprimento, que fascina e contagia a todos por onde passa”, diz.

As aulas serão presenciais e realizadas de segunda a sexta-feira. Há vagas para os turnos da tarde e da noite. O conteúdo inclui informações sobre operação ferroviária, vistoria de vagões e cargas, manobras, entre outros. O objetivo é estimular a qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua. Não há relação entre a qualificação e a contratação de mão de obra pela empresa.

Serviço:
Inscrições: de 24 a 26 de outubro, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Locais de inscrição: Senai de Governador Valadares (Rua Leda Maria Mota Godinho, 120, Nova JK, Gov. Valadares); Senai Ipatinga (Av. Pedro Linhares Gomes, 5431, Horto, Ipatinga); Senai Mariana (Rua do Contorno, s/nº, Colina, Mariana); Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena (Rua Lírio nº 65, Res. Santo Antônio, Santa Bárbara)
Requisitos: morar em Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Barão de Cocais; ter mais de 18 anos e ensino médio completo (ou a ser concluído em 2022).
Documentos necessários: Original do documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH); CPF; comprovante de residência e de escolaridade; apresentação do CadÚnico para o candidato que tiver
Aulas: a partir de 7 de novembro
Mais informações: vale.com/mg

Deixar Um Comentário