Para aumentar a empregabilidade e acelerar a qualificação profissional nas regiões onde opera, a Gerdau, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abrem, nos dias 15 e 16 de setembro, 240 vagas para programa Aprimorar, em Congonhas.
A iniciativa faz parte da nova fase do programa, lançada no mês passado em Ouro Branco (MG), onde fica a maior Usina da Gerdau no mundo, e em Conselheiro Lafaiete. O grande diferencial desta reestruturação é o envolvimento de fornecedores da empresa no ecossistema dos treinamentos e contratações a partir da inclusão voluntária de cláusulas de investimentos sociais.
A projeção de efetividade na Gerdau e parceiros nesta etapa é de cerca de 90% dos alunos dos municípios, incluindo Congonhas.
Com a meta de viabilizar esta nova fase do Aprimorar, entre novembro de 2021 até o momento, foram desenvolvidos projetos piloto em Divinópolis e Ouro Branco, com um total de 120 pessoas nos cursos de capacitação. Mais de 1.200 pessoas se inscreveram, dado que demonstra a necessidade de ampliação do programa e a vontade da comunidade em participar das qualificações.
A próxima etapa prevê a expansão estruturada do programa a nível nacional nas cidades onde a Gerdau possui operações, nos estados do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com Flávia Souza, diretora global de Suprimentos da Gerdau, existe uma grande carência de profissionais no mercado da região. “Neste momento, é importante unir forças para suprir a demanda por qualificação e contratação de pessoas. A ideia é sair de ações isoladas e conectar a Gerdau a parceiros e aos municípios para gerar emprego e renda e o desenvolvimento socioeconômico de forma estruturante. Um benefício sustentável mútuo que vira um legado definitivo. Com certeza, a soma das nossas ações será exponencialmente maior que uma iniciativa isolada”.
Para Danubia Clemente, diretora Gerente do Sesi e Senai Ouro Branco, o Programa Aprimorar é um projeto assertivo e completo, pautado em parcerias bem-sucedidas de longa data. “O projeto tem estratégias excelentes de customização, operacionalização e acompanhamento dos resultados e da qualidade, bem alinhados ao propósito de garantir desenvolvimento social através da preparação profissional da comunidade local, coerentes com as demandas da indústria. Isso, além dos ganhos indiretos na melhoria nas questões de cunho econômico e social”.
Serviço Programa Aprimorar- Congonhas (MG)
Inscrições: 15 e 16 de setembro
Horário: 8h as 16h
Local: sede do Sine - Avenida Julia Kubitscheck, 1454, Centro, Congonhas.
Vagas: 240
Áreas Elétrica Industrial, Construção Civil e Mecânica
Carga horária: de 40 a 232 horas
Sobre a Gerdau
Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Deixar Um Comentário