O primeiro ano de atuação do CRA LGBT+ merece comemoração em grande estilo. Por isso, na tarde da última sexta-feira, 20, a equipe do Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ organizou uma tarde especial, cuja programação incluiu a exibição de depoimentos de pessoas atendidas no equipamento e uma roda de conversa com o tema “A importância da atuação em rede entre PMOP e UFOP: a experiência dos projetos de extensão no CRA LGBT+”.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, destacou: “A política pública LGBT+ não é somente garantia de direitos ou um espaço de fala, mas também a garantia da dignidade humana e do respeito ao ser humano”.
Este importante equipamento público, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e mantido pela Prefeitura de Ouro Preto, conta com servidores que representam a sigla LGBTQIAPN+, para melhor atender às necessidades da população LGBT+.
Ao longo desse primeiro ano de atuação, o CRA realizou mais de 500 atendimentos e promoveu diversas atividades, como a I Conferência Municipal dos Direitos da População LGBT+, a Semana da Visibilidade Trans, rodas de conversa, palestras e parcerias com outras instituições e empresas. Além disso, ofereceu serviços socioassistenciais, como atendimento psicossocial, atuação intersetorial, combate à LGBTfobia e implementação de políticas públicas.
O Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ de Ouro Preto é o segundo do Estado de Minas Gerais instituído como política pública. O primeiro foi inaugurado em Belo Horizonte. Segundo o Diretor da Promoção Social, Victor Pinto, o CRA foi estruturado como uma política pública agente de transformação na sociedade.
Um dos depoimentos mais emocionantes foi o de Renata Zacarias, mãe de uma criança trans atendida no CRA: “Meu filho é muito bem acolhido, tanto pela família quanto pelo CRA. Quero agradecer. Aqui, eu consigo todo o apoio de que precisava para ele, como a retificação do nome, a documentação e o apoio na escola”, ressaltou.
Além dos citados, compareceram ao evento a representante da vice-prefeita Regina Braga, a assessora Daniele Endy; a professora do curso de Farmácia da UFOP e coordenadora do Projeto de Extensão Previna, Isabela Neves; a professora da Escola de Farmácia da UFOP e coordenadora do Projeto de Extensão POC, Claudia Carneiro; o representante da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, Marcelo Felício; o vereador eleito de Ponte Nova, Guilherme Belmiro; e demais integrantes da comunidade e da equipe de servidores.
O CRA LGBT+ está localizado na Rua Barão de Ouro Branco, nº 82, bairro Antônio Dias, com funcionamento de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 16h. Acesse o Instagram @cralgbt ou entre em contato pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (31) 98502-2886.
Deixar Um Comentário