Prefeito durante a V Parada do Orgulho LGBTQIAP+: tem que se saber gerenciar os direitos humanos

Assista ao vídeo contendo a íntegra da declaração de Angelo Oswaldo durante o evento.

Home » Prefeito durante a V Parada do Orgulho LGBTQIAP+: tem que se saber gerenciar os direitos humanos
Por João Paulo Silva Publicado em 24/07/2023, 16:06 - Atualizado em 24/07/2023, 17:30
Foto — Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto (MG). Crédito — Tino Ansaloni / JVA. Siga no Google News

Ouro Preto (MG) celebrou neste domingo (23) a sua 5ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Realizado pela Prefeitura Municipal, o evento reuniu milhares de pessoas na Praça Tiradentes, centro histórico da cidade.  

Com diversas atrações, a Parada trouxe o Bloco “Então Brilha”, um dos grandes destaques do carnaval de Belo Horizonte, o Grupo Samba Preto, além da Banda Lu e Vitão.

Além dos organizadores do evento, representantes políticos e coletivo. A parada também contou com a presença da prefeita de Guidoval, Luciana Rodrigues Palmeira e do prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis.

Assista ao vídeo abaixo ou leia a íntegra da declaração do prefeito Angelo Oswaldo sobre esse evento que, segundo a prefeitura, celebrou a diversidade, dizendo não ao preconceito e mostrando, mais uma vez, que são justas todas as formas de amor.

https://www.youtube.com/watch?v=siEMQgEpinE&t=93s
Prefeito durante a V Parada do Orgulho LGBTQIAP+: tem que se saber gerenciar os direitos humanos. Crédito — Jornal Voz Ativa

"Ouro Preto é a terra da liberdade. Para ser prefeito de Ouro Preto é preciso saber gerenciar todos os direitos humanos, [ou seja], os direitos de todos e todas. Ouro Preto sendo o berço da liberdade no Brasil, tem que compreender e acolher a diversidade. Nós já tivemos uma parada gay [LGBTQIA+] no ano passado, tivemos outra neste ano. Temos uma política pública que também acolhe todos e todas.

Vemos muitos jovens se suicidando por falta de solidariedade, afetividade e compreensão de sua trama existencial. Então, é muito importante que haja políticas públicas que garantam os direitos de sobrevivência, de inserção do tecido social dos [considerados] diferentes.

Nós não temos que padronizar a sociedade, ela é diferenciada e diversificada. E dentro dessa diversidade, há uma política pública em Ouro Preto. Criamos um Conselho, temos uma diretoria na Secretaria de Desenvolvimento Social para apoiar as pessoas, os que se sentem numa situação diferente e precisa ter seus direitos bem acolhidos.

Temos uma população muito grande de estudantes e trabalhadores que vêm de toda a parte [do país]. A população de Ouro Preto já é diferenciada e até nos fluxos turísticos, hoje vemos que grande parte dos turistas com poder aquisitivo em Ouro Preto são gays. Então, eles trazem recursos para a economia ouro-pretana.

Temos que saber acolher as pessoas sem preconceito. Sou um prefeito que não tenho preconceito e apoio todos os grupos da sociedade, de todas as religiões, etnias e condições, isso que é importante.

Criamos a Casa de Cultura Negra, criamos todo o programa de apoio à cultura afro-brasileira, criamos um programa de valorização da cultura indígena e apoiamos também a diversidade, porque é assim que temos uma sociedade plural, democrática, conforme a história de Ouro Preto que simboliza a liberdade para o Brasil. Está ali o Tiradentes que indica o nosso caminho…"

Abaixo, você pode conferir também o que disse Victor Pinto, organizador da V Parada LGBTQIAPN+ em Ouro Preto:

https://www.youtube.com/watch?v=577GyXsFFoY
Entrevista com Victor Pinto, organizador da V Parada LGBTQIAPN+ em Ouro Preto. Crédito — Jornal Voz Ativa.

Em seguida, confira alguns cliques de Patrick Araújo (Ascom/PMOP) também realizados no domingo (23):

Deixar Um Comentário