Mariana inicia a Semana da Diversidade: “Respeito aos modos de ser!”

O intuito é desconstruir estigmas e conscientizar sobre os direitos e o respeito a todos

Home » Mariana inicia a Semana da Diversidade: “Respeito aos modos de ser!”
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 11/05/2023, 17:28 - Atualizado em 11/05/2023, 17:28
Mariana inicia a Semana da Diversidade: “Respeito aos modos de ser!”. Crédito – Reprodução / Freepik Siga no Google News

A diversidade faz parte de todos os lugares e deve ser comemorada! Por isso, como previsto no Calendário Escolar 2023, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Educação, iniciou a Semana da Diversidade, no município! Neste ano, a temática escolhida para abordar foi sobre a luta LGBTQIA+ e o combate às violências contra identidades de gênero ou orientação sexual. Através da programação estabelecida, será ressaltado o respeito às diferenças, ao jeito de ser e de amar. 

O intuito é desconstruir estigmas e conscientizar sobre os direitos e o respeito a todos. A escola é o primeiro espaço social que o sujeito tem convivência e contato com o que é diversidade, então nesse ambiente é necessário que dentro do processo de ensino e aprendizado seja compreendido a percepção e valorização dessas diferenças. É o que ressalta o Subsecretário de Educação Básica, Wemerson Vieira Borges. “Vale destacar que a Escola, sendo um espaço social que contém diferenças, devem incluir debates, conscientização e a busca de conhecimento sobre a temática. Assim, os indivíduos em formação aprendem a respeitar e viver de forma harmoniosa. A atividade está prevista no calendário escolar e usamos como referência as leis municipais e estaduais”, destacou.

As leis em que se refere, são: Lei Estadual 16.636 DE 03/01/2007, que institui o Dia Estadual contra a Homofobia, a ser celebrado anualmente no dia 17 de maio. E projeto de lei municipal n° 90/2020, que institui a Semana Municipal da Luta LGBTQIA+.

No dia 17 de maio, se encerra a programação. Essa data marca o dia Mundial Contra a Homofobia, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou, em 1990,  a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Irão ocorrer rodas de conversa com os alunos do 8° e 9° ano e Ensino Médio das Escolas Dom Oscar, Monsenhor José Cota, Dom Benevides e João Ramos Filho. Além disso, a semana conta com atrações abertas para toda a comunidade de Mariana, como:

DIA 13/05/2023 (SÁBADO)

Caminhada “Arco-Íris”
Horário: 08 horas
Saída: Centro de convenções 
Rota: Centro de Convenções, Praça Minas Gerais e Jardim.
ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO - 17/05/2023 (QUARTA- FEIRA)
Local: Cineteatro Mariana (Antigo Sesi)

Horário: 19 horas

  • Exibição do documentário: “Trajetórias: Vivências e experiências de LGBTQIA +, no município de Mariana”;
  • Roda de Conversa: “Direitos LGBTQIA +”

Uma das participantes do grupo Mães da (R)existência e da produção do documentário  “Trajetórias: Vivências e experiências de LGBTQIA+, no município de Mariana”, Liana Paula, conta um pouco sobre a abordagem da produção. “O documentário vai passar pela vivência e trajetória dessas pessoas. O espaço que elas vivem, o contexto escolar e as famílias. Teremos a ressignificação dos espaços que ocupam, que muitas vezes são fechados para nós. Além disso, teremos o relato de algumas mães que evidenciam a importância do acolhimento e aceitação dos filhos, para que se sintam pertencentes à família e onde vivem”, afirma.

Arte reprodução / Asscom PMM.

Deixar Um Comentário