Pioneira em danças urbanas com bailarinos em cadeira de rodas no Brasil, a companhia brasiliense de dança Street Cadeirante completa cinco anos de atividades em 2023. Para celebrar com a alegria característica do grupo, a oficina gratuita Street Virtual, que permite a participação de pessoas com deficiência física de todo o país, abriu inscrições. Essa é a segunda edição do projeto, que inicia a partir de 06 de maio, por meio da plataforma Zoom.
Serão seis meses de curso com professores-coreógrafos renomados no mercado nacional. As aulas serão com Fiakra, Eduardo Amorim e Fernando Perrotti, que atualmente participa do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com o Huck, como par da influenciadora Rafa Kalimann. Bailarinos cadeirantes experientes da companhia também estarão nas oficinas como monitores para ajudar no desempenho dos participantes.
Para se inscrever, os interessados em se movimentar com acessibilidade, ritmo, e coreografias sincronizadas devem preencher o formulário disponível nas redes sociais da Cia Street Cadeirante (@streetcadeirante) ou no site streetcadeirante.com/danca2023. Até 100 pessoas com deficiência física poderão participar desta temporada.
Formado atualmente por Ana Cláudia Fiche, Carla Maia, Delma Ferro, Estevão Lopes, Julliana Lindsem, Kássia Gomes, Léo Friedrich, Mariana Guedes, Maria Piedade e Wal Coimbra, o grupo Street Cadeirante iniciou em Brasília, com encontros presenciais. A expansão das aulas pela internet ocorreu durante o período de isolamento social da Pandemia de Covid-19, conta Carla Maia, jornalista e bailarina fundadora da companhia. O resultado foi um maior alcance do trabalho, que permitiu a integração de pessoas de diversos estados e, até, de outros países.
“O Street Virtual consegue incluir mais pessoas nesse sonho de viver a dança e os movimentos. É uma libertação e uma renovação de perspectivas, para uma vida que antes vinha sendo compreendida a partir da imobilidade”, ressaltou Carla que já era bailarina aos 17 anos quando sofreu uma lesão medular e adquiriu uma tetraplegia.
Trajetória de sucesso
Desde que foi criada, Cia de Dança Street Cadeirante já se apresentou para grandes públicos em eventos de destaque em Brasília, como Capital Moto Week e o Festival Na Praia. Em 2021, foi premiado no Festival Funarte AcessibiliDança Virtual, que propiciou contar no ESPETÁCULO documentário “Rodas em Dança: Livres e Lives”, o protagonismo da Companhia no enfrentamento à pandemia e na oferta de aulas gratuitas, e ao vivo, por plataforma digital. Com direção artística de Eduardo Amorim, o documentário foi lançado em exibição que lotou o Cine Drive In, em Brasília.
Em 2022, foram 93 aulas gratuitas, com mais de 1200 participações. O Street Cadeirante Virtual não tem fronteiras, e alcançou pessoas com deficiência de vários locais do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Pará, Bahia, Goiás, Paraíba, Distrito Federal, e também de fora do país, como do Paraguai.
O projeto Street Virtual é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e tem apoio da Agenda Cultural Brasília, do Instituto Levvo, da Mais Brasal, da Companhia Athletica, do Grupo Coqueiro Materiais para Construção, e da In9ve Contabilidade. A elaboração, gestão e assessoria de imprensa do projeto são da Agenda Cultural Brasília. O Street Virtual terá audiodescrição nas divulgações e disponibilizará no site do projeto o aplicativo de acessibilidade V-Libras, criado pelo Ministério do Planejamento, para atender também pessoas com deficiências visual e auditiva.
Serviço
Street Virtual - Oficina de dança online, para cadeirantes e pessoas com deficiência física
Inscrições: gratuitas e limitadas a 100 pessoas. Formulário de inscrição online, em link disponível nas redes sociais do Street Cadeirante e no site streetcadeirante.com/danca2023
Aulas: a partir de 6 de maio, aos sábados, às 17h. Duração: 6 meses
Instagram: https://www.instagram.com/streetcadeirante/
Facebook: https://www.facebook.com/streetcadeirante
Deixar Um Comentário