Trânsito liberado na Rua Padre Rolim, em Ouro Preto-MG, mas, monitoramento continua

Home » Trânsito liberado na Rua Padre Rolim, em Ouro Preto-MG, mas, monitoramento continua
Por Tino Ansaloni Publicado em 22/11/2018, 18:18 - Atualizado em 02/07/2019, 01:49

Leia também:

Defesa Civil informa: Rua Padre Rolim interditada devido deslizamento de blocos de pedras

Assista vídeo feito ao vivo, na manhã de hoje.

Após trabalhos de limpeza do trecho da Rua Padre Rolim, no Bairro São Cristóvão, em Ouro Preto-MG, onde, na noite de quarta-feira, 21/11, por volta de 23h40, dois blocos de pedra de médio porte deslizaram, atingindo dois veículos estacionados, o trânsito de veículos foi liberado, por volta de 16h.

Segundo o Secretario Municipal de Defesa Social, Antônio Ramos, o monitoramento no local continua e não é descartada a possibilidade de nova interdição em caso de chuva. Ramos diz ainda que a via está com a calçada interditada e ali os blocos de pedra não foram retirados, de modo que possam auxiliar em caso de novo desmoronamento, a reter parte do material.

Após os trabalhos de análise da situação, feito pela Defesa Civil, desde os primeiros momentos, com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros Militar, o monitoramento continua, porém, as intervenções ficam a cargo da Secretaria de Obras.

Há uma discussão sobre a possibilidade de colocação de dois contêineres carregados de pedra e terra, de modo que possa auxiliar, em caso de novo deslizamento, para que pedras e terra não atinjam a via e nem coloque em risco casas ao nível da via e abaixo dela.

Ainda segundo Antônio Ramos, as famílias que moravam acima do local do deslizamento foram encaminhadas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, onde Assistente Social trabalha para atendê-las.

A população pode auxiliar no monitoramento de áreas de risco

A Defesa Civil lançou, no dia 10 de setembro, um aplicativo que permite ao cidadão verificar as áreas de risco mapeadas no município, acompanhar a quantidade de chuva e contribuir relatando possíveis incidentes através de fotos. A ferramenta também mostra dados a respeito das leituras de chuva ocorridas no município e coletadas por meio de pluviômetros automáticos.

Nove pluviômetros automáticos, aparelho de meteorologia usado para recolher e medir líquidos precipitados durante um determinado tempo e local, já estão instalados no município. Isso possibilita que a população tenha acesso à informação do volume de chuva no município e assim possa se precaver.

O lançamento foi uma ação conjunta entre a Prefeitura, o Setor de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Defesa Social. Realizado pela equipe interna do poder público, o sistema não acarretou custos extras ao município.

O aplicativo está disponível para download nas plataformas Android, por meio da Play Store. Em desenvolvimento para IOS, deverá estar disponível nas próximas semanas.

 

Deixar Um Comentário