22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto celebra neste mês de outubro a festa da sua Padroeira

As celebrações serão encerradas no dia 31, com participação de grupo de Congado

Home » Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto celebra neste mês de outubro a festa da sua Padroeira
Por Tino Ansaloni Publicado em 25/10/2019, 13:23 - Atualizado em 25/10/2019, 14:53

Fotos Encerramento das festividades de 2018 / Crédito - Ane Souz - Veja álbum de fotos no final do texto

Desde o dia 1º de outubro, estão acontecendo, em Ouro Preto, as celebrações em honra a Nossa Senhora do Rosário, organizadas pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Além das cerimônias tradicionais, que reverenciam a força da fé em Maria, mãe de Jesus, e da cultura negra, a programação do Mês do Rosário festeja também outros santos como, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, São Benedito, Santa Edwiges, São Lucas, São Judas Tadeu, entre outros. As celebrações serão encerradas no dia 31, com participação de grupo de Congado.

O dia 7 de outubro é a data dedicada à Nossa Senhora do Rosário. A irmandade preparou festejos especiais a partir do dia anterior, 6 de outubro, com Louvor à Padroeira, com a participação dos Congados de Ouro Preto. Todos seguiram em cortejo festivo com as guardas de congo conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Rosário e as bandeiras em procissão. No esperado dia 7, houve alvorada de sinos às 6h da manhã, terços, missa solene e coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Atualmente, a Irmandade conta com um corpo de aproximadamente 80 pessoas que promovem e participam das atividades religiosas e culturais. Todos os anos há eleição de um rei ou de uma rainha de festa, como manda o Termo de Compromisso da Irmandade.

Neste ano, não será diferente. No encerramento da festa, no dia 31 de outubro, além das orações e missas, haverá coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário e também o descendimento do mastro e entrega das bandeiras aos festeiros eleitos para 2020. Neste dia, haverá também a participação do Congado Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Essa rica celebração une a fé em Nossa Senhora do Rosário e a cultura das mulheres e homens negros de Vila Rica, escravizados e libertos, fundadores da Irmandade, no século XVIII.

Solange Palazzi, membro da irmandade e zeladora do altar de Nossa Senhora do Rosário, conta que um dos diferenciais do Mês do Rosário é celebrar todos os santos que são lembrados em outubro, trabalhando e discutindo com a comunidade os valores sociais ligados à história de cada um deles. “Ao longo deste mês já discutimos vários temas ligados aos santos, como a importância da vida, o papel da mulher na vida da família e da sociedade. Nós participamos da campanha ‘Outubro Rosa’ e isso é dizer sobre a importância da mulher se cuidar porque a saúde da mulher é fundamental para a saúde da sua família. Festejando São Lucas, por exemplo, a gente remete à questão da saúde integral; ao celebrar São Francisco de Assis, discutimos a importância da igreja entrar seriamente na luta em defesa da ecologia, falamos sobre a Amazônia, para entendermos a Terra como casa comum. Discutimos também ao mau uso dos bens naturais pelo homem e a busca gananciosa de muitas empresas e pessoas que desrespeitam a vida. Então, diversos fatores ligados à sociedade são pontuados durante toda a programação”, disse.

Sobre a importância da festa para Ouro Preto, para a manutenção das tradições e da cultura negra, Solange afirma que a irmandade se uniu e se rearticulou na luta para que as tradições da festa fossem mantidas, sobretudo nos últimos 20 anos. “Fazemos memória à cultura negra presente na igreja, com a presença dos congados, o levantamento de mastro e agora no encerramento o congado retorna para o descendimento do mastro, reverenciando a memória dos que conspiram nossa igreja, nossa irmandade e que fizeram com que nós fôssemos o que somos hoje e nos deixaram essa herança. Estão todos convidados para os próximos dias de festa, agradecendo à Nossa senhora do Rosário tudo o que ela tem feito e reafirmando nosso lugar de cultura, de história, de arte e de fé”, concluiu.

Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, destacou a importância dessa celebração e do potencial turístico das manifestações religiosas de Ouro Preto. “Ouro Preto é uma cidade reconhecida no Brasil e no mundo como um dos principais destinos históricos, culturais e religiosos do país. Essas manifestações religiosas tão bem guardadas e cuidadas pelo povo ouro-pretano e pelas irmandades, que se dedicam tanto para que a nossa cultura e fé não se percam, também fazem desse momento de devoção um grande atrativo para turistas, gerando emprego e renda para a cidade. Então, parabenizo a irmandade por ser mantenedora da nossa fé, da nossa cultura e aos grupos de Congado que abrilhantam essa festa”, disse.

Sobre a história da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto

Os homens e mulheres negros, de Vila Rica, moradores no Vale do Caquende, Bairro do Rosário, conseguiram, em 1715, a autorização para o funcionamento de sua Irmandade, com uma força e influência muito grande em Ouro Preto.

A Irmandade era comandada por negros e negras, escravizados e libertos, que se organizou com recursos próprios. A despeito da condição de inferioridade social de seus membros, construíram uma magnífica igreja que, arquitetonicamente, compete em beleza e originalidade com os mais belos templos do Brasil.

Atualmente, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto se mantém atuante como guardiã da memória dos negros de Minas Gerais, dos séculos XVIII e XIX, que construíram e deixaram como legado os espaços de celebração, importantes na arquitetura, escultura, pintura e também na filosofia dos mestres de saberes.

Veja a programação para os próximos dias de festa.

PROGRAMAÇÃO - MÊS DO ROSÁRIO

Dia 24 de outubro

18h30 Oração do Terço de Nossa Senhora

Dias 25 e 26 de outubro

Tríduo em Louvor a São Judas Tadeu

12h,15h e 18h Repique de Sinos

18h30 Oração do Terço

19h Missa Festiva e Devocionário a São Judas Tadeu

Dia 27 de outubro

15h30 Oração do Terço

16h Missa Festiva e Devocionário a São Judas Tadeu

Dia 28 de outubro

18h30 Oração do Terço

19h Missa Festiva

Dia 29 de outubro

18h Oração do Terço

18h30 Sacramento da Penitência para os crismandos

Dia 30 de outubro

19h Oração do terço em caminhada ao redor da igreja

Dia 31 de outubro

Encerramento do mês do Rosário

18h20 Oração do Terço de Nossa Senhora

19h Missa Solene cantada com a participação do Congado Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Em seguida o “Te Deum Laudamus”, Coroação da imagem de Nossa Senhora, descendimento do mastro e entrega das bandeiras aos festeiros 2020.

Deixar Um Comentário