4ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Tema: revisão do Plano Diretor - Mineração na localidade de Botafogo e em outras regiões de Ouro Preto
Clique play e assista!

Wilson Sideral conquista o público de Mariana com o seu “Tropical Blues”

A apresentação aconteceu neste sábado (16) e marcou os 326 anos de fundação da cidade histórica de Minas.

Home » Wilson Sideral conquista o público de Mariana com o seu “Tropical Blues”
Por João Paulo Silva Publicado em 18/07/2022, 12:10 - Atualizado em 18/07/2022, 12:13
Foto – Reprodução / Prefeitura de Mariana. Siga no Google News

Wilson Sideral trouxe a Mariana (MG), no último sábado (16/07), o show “Tropical Blues”. Neste dia, a cidade histórica de Minas completou 326 anos de fundação. A apresentação aconteceu na praça do Terminal turístico Manoel da Costa Atayde e atraiu milhares de pessoas, entre moradores e turistas. Essa é a segunda vez em que o irmão de Rogério Flausino (Jota Quest) desembarca com o seu projeto na Primaz de Minas. A primeira foi em 2018, em comemoração ao aniversário da Câmara Municipal, na Praça Minas Gerais.

“Essa é a segunda vez que assisto ao show do Sideral aqui em Mariana. Além dele ter uma energia incrível, o repertório está cheio de músicas legais que marcaram a vida da gente”, disse a auxiliar administrativa Karine de Souza, 26 anos.

De fato, há cinco anos, Sideral começou a investir em regravações de músicas e sucessos alheios em ritmo de blues, mais especificamente no tom do que o cantor mineiro caracterizou de “tropical blues”. São canções que habitam a memória afetiva dos amantes da Música Popular Brasileira e embalaram vitórias, reinvenções, amores, lutas...

Foto - Reprodução / Prefeitura de Mariana.

As abordagens feitas por Wilson Sideral - com o gênero e forma musical originado por afro-americanos no extremo sul dos Estados Unidos no fim do século XIX - passa por músicas dos repertórios de Lulu Santos, Jorge Bem Jor, Marina Lima, Raul Seixas, Mutantes, entre outros.

Há também adaptações pouco improváveis, mas que deram super certo, como foi o caso de “Chico Mineiro”. Quem é fã de música sertaneja raiz, com certeza conhece o clássico de Tonico e Tinoco que foi abrilhantada com as notas graves da guitarra de Sideral. Outro exemplo é “Adivinha o Que”, do arquiteto do pop nacional Lulu Santos. Lançada em 1983, a canção foi misturada à clássica “Cocaine” do britânico Eric Clapton.

Mesmo com a noite fria de Mariana, Wilson Sideral Tropical Blues conseguiu esquentar e estabelecer uma grande sintonia com o público por meio de um projeto ousado, mas ao mesmo tempo despretensioso. “Que País é Este” (Legião Urbana), outro clássico do pop rock nacional, fechou a noite musical e foi o rastilho de pólvora para um uníssono “fora Bolsonaro” no fim da apresentação.

Ao final do show, a equipe de redação do Jornal Voz Ativa foi recebida nos bastidores pelo exausto Wilson Sideral que mais cedo já havia tocado e cantado no distrito de Lavras Novas, Ouro Preto. “Eu recebo um carinho muito grande na região de Mariana e Ouro Preto. Essas foram as primeiras cidades a me receberem no início da minha carreira. Eu amo isso aqui. Tocar em Mariana, ainda mais celebrando o seu aniversário, é algo muito especial. Saí com a alma lavada e a recepção do público me surpreendeu”.

Entrevisa de Wilson Sideral ao Jornal Voz Ativa. Clique no play e confira!
Foto - Reprodução / Prefeitura de Mariana.

Deixar Um Comentário